Mundo

Quase 1.500 colombianos já foram expulsos da Venezuela

De acordo com os dados do último relatório do órgão, com dados referentes até 7 de setembro, 18.619 cidadãos da Colômbia saíram da nação vizinha voluntariamente


	Homem e criança cruzam fronteira da Venezuela com a Colômbia: na capital do departamento, Cúcuta, está montada uma base de assistência humanitária para atender os desabrigados pela crise
 (Reuters / Manuel Hernandez)

Homem e criança cruzam fronteira da Venezuela com a Colômbia: na capital do departamento, Cúcuta, está montada uma base de assistência humanitária para atender os desabrigados pela crise (Reuters / Manuel Hernandez)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2015 às 12h58.

Bogotá - O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira a estimativa de que 1.467 foram expulsos da Venezuela, devido a crise fronteiriça envolvendo os dois países, que eclodiu 20 dias atrás.

Ainda de acordo com os dados do último relatório do órgão, que contém dados referentes até ontem, 7 de setembro, 18.619 cidadãos da Colômbia saíram da nação vizinha voluntariamente.

A OCHA apontou que, enquanto no departamento colombiano de Norte de Santander, não houve novas expulsões desde 26 de agosto, em outros, o número segue aumentando.

Das pessoas que voltaram voluntariamente ao país, "aproximadamente 17.462" utilizaram a fronteira de Norte de Santander. Na capital do departamento, Cúcuta, está montada uma base de assistência humanitária para atender os desabrigados pela crise.

Em 19 de agosto, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou o fechamento de parte da fronteira para, segundo ele, reforçar a luta contra o contrabando e contra suspostos paramilitares colombianos.

Dois dias depois, o mandatário declarou estado de exceção na faixa fronteiriça do estado Táchira, o que provocou a expulsão de mais de mil colombianos.

A tensão entre ambos países aumentou nas últimas horas, com a decisão de Maduro de ampliar o fechamento fronteiriço para o estado de Zulia, onde também se aplicarão medidas de exceção.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaCrises em empresasExpatriadosVenezuela

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'