Mundo

Qual foi a causa da morte do Papa Francisco? Vaticano divulga boletim médico

A Sala de Imprensa do Vaticano informou que o Papa morreu em seu apartamento na Casa Santa Marta

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 21 de abril de 2025 às 10h08.

Última atualização em 21 de abril de 2025 às 15h30.

O Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira, 21, aos 88 anos. Segundo o Vaticano, o pontífice teve um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. 

A Sala de Imprensa do Vaticano informou que o Papa morreu em seu apartamento na Casa Santa Marta.

Qual foi a causa da morte do Papa Francisco?

O boletim médico divulgado às 15h na Sala de Imprensa do Vaticano informa que o líder da Igreja Católica sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) pela manhã. O boletim lista três causas:

  • acidente vascular cerebral (AVC)
  • coma
  • colapso cardiocirculatório irreversível

A morte foi confirmada por meio de registro eletrocardiotanatográfico. O documento foi assinado pelo Prof. Andrea Arcangeli, Diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.

O boletim também menciona condições médicas pré-existentes, entre elas hipertensão arterial, Diabetes tipo II e quadros de insuficiência respiratória e Bronquiectasias múltiplas.

Nos últimos meses, Francisco enfrentou uma deterioração progressiva de seu estado de saúde com complicações do quadro de pneumonia bilateral. Em fevereiro, o Papa foi internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, após sofrer por vários dias com um quadro de bronquite.

Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera no mês passado, o médico Sergio Alfieri, responsável pelo acompanhamento do Papa Francisco durante sua internação, relatou que o pontífice enfrentou pelo menos duas crises no hospital. Segundo o médico, a equipe chegou a considerar se iniciaria um tratamento com medicamentos de alto impacto ou se permitiria que o líder da Igreja Católica seguisse sem intervenção clínica.

Francisco passou 38 dias no hospital até que à sua residência no Vaticano, a Casa Santa Marta, para continuar sua recuperação. Nesta madrugada, sua saúde não resistiu e ele faleceu.

O que acontece após a morte do Papa?

Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira, 21 de abril, a Igreja Católica entra em um período conhecido como Sé Vacante, de preparativos para as cerimônias funerárias e convocação do conclave para a escolha do novo líder do Vaticano.

Atualmente, 138 cardeais com menos de 80 anos podem participar da eleição, votar e serem eleitos. Desse total, sete são brasileiros.

Que horas o Papa Francisco morreu?

O Vaticano informou que Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. 

Como será o funeral do Papa Francisco?

As cerimônias fúnebres do Papa Francisco terão início nesta segunda-feira, 21, com uma série de ritos definidos pela Santa Sé. Os eventos seguem o horário de Brasília:

  • 14h: missa de sufrágio de Francisco na Basílica de São João de Latrão, em Roma. A celebração será conduzida pelo cardeal Baldo Reina.

  • 15h: ritos de constatação da morte e deposição do corpo no caixão, realizados na capela privada da residência papal, a Capela de Santa Marta. A cerimônia será presidida pelo camerlengo Kevin Farrell.

Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, como é tradicional para pontífices. A última vez que isso ocorreu foi em 1903, com o enterro do Papa Leão XIII.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapas

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza