Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 21 de abril de 2025 às 10h08.
Última atualização em 21 de abril de 2025 às 15h30.
O Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira, 21, aos 88 anos. Segundo o Vaticano, o pontífice teve um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
A Sala de Imprensa do Vaticano informou que o Papa morreu em seu apartamento na Casa Santa Marta.
O boletim médico divulgado às 15h na Sala de Imprensa do Vaticano informa que o líder da Igreja Católica sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) pela manhã. O boletim lista três causas:
A morte foi confirmada por meio de registro eletrocardiotanatográfico. O documento foi assinado pelo Prof. Andrea Arcangeli, Diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.
O boletim também menciona condições médicas pré-existentes, entre elas hipertensão arterial, Diabetes tipo II e quadros de insuficiência respiratória e Bronquiectasias múltiplas.
Nos últimos meses, Francisco enfrentou uma deterioração progressiva de seu estado de saúde com complicações do quadro de pneumonia bilateral. Em fevereiro, o Papa foi internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, após sofrer por vários dias com um quadro de bronquite.
Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera no mês passado, o médico Sergio Alfieri, responsável pelo acompanhamento do Papa Francisco durante sua internação, relatou que o pontífice enfrentou pelo menos duas crises no hospital. Segundo o médico, a equipe chegou a considerar se iniciaria um tratamento com medicamentos de alto impacto ou se permitiria que o líder da Igreja Católica seguisse sem intervenção clínica.
Francisco passou 38 dias no hospital até que à sua residência no Vaticano, a Casa Santa Marta, para continuar sua recuperação. Nesta madrugada, sua saúde não resistiu e ele faleceu.
Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira, 21 de abril, a Igreja Católica entra em um período conhecido como Sé Vacante, de preparativos para as cerimônias funerárias e convocação do conclave para a escolha do novo líder do Vaticano.
Atualmente, 138 cardeais com menos de 80 anos podem participar da eleição, votar e serem eleitos. Desse total, sete são brasileiros.
O Vaticano informou que Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local.
As cerimônias fúnebres do Papa Francisco terão início nesta segunda-feira, 21, com uma série de ritos definidos pela Santa Sé. Os eventos seguem o horário de Brasília:
14h: missa de sufrágio de Francisco na Basílica de São João de Latrão, em Roma. A celebração será conduzida pelo cardeal Baldo Reina.
15h: ritos de constatação da morte e deposição do corpo no caixão, realizados na capela privada da residência papal, a Capela de Santa Marta. A cerimônia será presidida pelo camerlengo Kevin Farrell.
Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, como é tradicional para pontífices. A última vez que isso ocorreu foi em 1903, com o enterro do Papa Leão XIII.