Rota Santiago, no Chile, e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, é a mais problemática
Redação Exame
Publicado em 22 de maio de 2024 às 11h27.
Na terça-feira, um voo da Singapore Airlines para Londres enfrentou turbulências e precisou fazer um pouso de emergência na Tailândia, causando a morte de um britânico. Dezenas de pessoas ficaram feridas.
Depois do ocorrido, uma pergunta que pode ter ficado na cabeça das pessoas é: será que conseguimos saber quais as rotas que sofrem mais turbulência no mundo? A resposta é sim.
O turbli, um site que agrega dados sobre os voos mundiais, divulgou quais são as rotas mais problemáticas. A maioria delas acontece na conexão entre Santiago, no Chile, para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Os voos que saem de Tóquio dominam a lista dos voos de longa duração mais difíceis, segundo dados compilados pela Bloomberg.
Na Europa, as rotas mais problemáticas envolvem Milão-Genebra e Milão-Zurique.
Na América do Norte, os piores voos, com mais turbulência, são Nashville-Raleigh/Durham e Charlotte-Pittsburgh.
A forte turbulência é produzida quando correntes de ar que viajam em velocidades muito diferentes se juntam. Isso é normalmente encontrado sobre montanhas e em certas nuvens de tempestades, de acordo com o site da turbli.
O site do turbli produz esses rankings com base em dados de 150 mil rotas de avião utilizado informações das agências meteorológicas de EUA e Reino Unido