Mundo

Putin: resolução da ONU sobre a Líbia lembra as Cruzadas

Primeiro-ministro russo também denunciou o uso da força contra outros países, o que ele classificou de tendência dos EUA

Vladimir Putin, primeiro-ministro da Rússia, comparou guerra na Líbia à Idade Média (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

Vladimir Putin, primeiro-ministro da Rússia, comparou guerra na Líbia à Idade Média (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de fevereiro de 2012 às 19h50.

Moscou - O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, declarou nesta segunda-feira que a resolução 1973 da ONU que autorizou o uso da força para proteger os civis na Líbia recorda as "convocações às cruzadas", segundo agências russas.

"É evidente que (a resolução) autoriza a fazer tudo a todo o mundo, independente da ação contra um Estado soberano. Isto me faz pensar nas convocações às cruzadas da época da Idade Média, quando as pessoas eram chamadas para ir a algum lugar e libertá-lo".

Putin denunciou ainda o uso da força contra outros países o que, segundo ele, constitui uma tendência marcada dos Estados Unidos, segundo as agências russas.

"O que me inquieta é a rapidez com que hoje são tomadas as decisões no que diz respeito ao uso da força nos assuntos internacionais", completou, antes de afirmar que "isto se torna uma tendência marcada e uma constante na política dos Estados Unidos".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGuerrasONUPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Papa Leão XIV faz apelo à paz mundial citando Ucrânia, Gaza e Caxemira

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China