Mundo

Putin reconhece responsabilidade da Rússia em queda de avião da Azerbaijan Airlines

Presidente russo garantiu investigação e compensações, enquanto líderes de Moscou e Baku reforçam relações bilaterais

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 9 de outubro de 2025 às 13h34.

Última atualização em 9 de outubro de 2025 às 13h45.

O presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu, nesta quinta-feira, 9, perante seu homólogo do Azerbaijão, Ilham Aliyev, a responsabilidade da Rússia quando um avião da Azerbaijan Airlines caiu no final de 2024 depois de ser atingido por destroços de mísseis antiaéreos.

O avião, que fazia o trajeto Baku e Grozny, no Cáucaso russo, tentou aterrissar no destino previsto, mas foi desviado para o Cazaquistão, onde, em 25 de dezembro de 2024, caiu e deixou 38 mortos.

A tragédia provocou um aumento das tensões entre Rússia e Azerbaijão. Putin já havia se desculpado, admitindo que as forças de Moscou haviam disparado no momento do incidente, mas sem reconhecer diretamente a responsabilidade da Rússia.

Explicações de Putin sobre o acidente

Nesta quinta-feira, o presidente explicou que a defesa antiaérea russa estava ativa no dia da tragédia devido à presença de drones ucranianos em Grozny.

"Os dois mísseis [russos] que foram disparados não atingiram diretamente o avião [...], mas explodiram, talvez por autodestruição, a alguns metros, cerca de 10 metros", declarou Putin durante uma reunião com Aliyev em Dushanbe, Tadjiquistão.

"Por isso ocorreu a destruição [do avião], mas não por elementos de combate, e sim por restos de mísseis", explicou, prometendo indenizações e uma investigação sobre o ocorrido.

Reação do Azerbaijão e contexto do acidente

Ilham Aliyev agradeceu a Putin por "acompanhar pessoalmente este caso" e congratulou-se pelo "desenvolvimento positivo" das relações entre Moscou e Baku.

O avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines caiu no oeste do Cazaquistão, na margem leste do mar Cáspio. Trinta e oito das 67 pessoas que estavam a bordo morreram.

Esta foi a primeira vez que Putin e Aliyev se encontraram desde o acidente.

Acompanhe tudo sobre:RússiaUcrâniaVladimir Putinacidentes-de-aviao

Mais de Mundo

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão