Mundo

Putin proporá Medvedev como primeiro-ministro

Putin, que assumirá a presidência no dia 7 de maio, defendeu conservar a ''prática que o presidente seja uma figura não-partidária''

Putin lembrou que Medvedev já liderou a legenda durante as eleições parlamentares de dezembro do ano passado (Oleg Nikishin/Getty Images)

Putin lembrou que Medvedev já liderou a legenda durante as eleições parlamentares de dezembro do ano passado (Oleg Nikishin/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2012 às 19h21.

Moscou - O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, antecipou nesta terça-feira que indicará o presidente em fim de mandato, Dmitri Medvedev, como chefe de governo e líder do partido governista Rússia Unida (RU).

Putin, que assumirá a presidência no dia 7 de maio, defendeu conservar a ''prática que o presidente seja uma figura não-partidária''.

''Como os senhores sabem, vou apresentar sua (Medvedev) candidatura para primeiro-ministro, por isso considero que seria correto que ele liderasse o partido'', disse em reunião com dirigentes do Rússia Unida.

Putin lembrou que Medvedev já liderou a legenda durante as eleições parlamentares de dezembro do ano passado. O líder russo lembrou que ''a Constituição não proíbe que o presidente seja membro de um partido (...), mas esta é uma figura aglutinadora para todas as formações políticas e todos os cidadãos do país''.

O premiê, que assumiu a liderança do partido em maio de 2008 após ser sucedido na presidência por Medvedev, nunca chegou a ser membro propriamente dito do partido.

No congresso federal do RU em setembro de 2011, Medvedev e Putin anunciaram seus planos de trocar de postos após as eleições legislativas e as presidenciais de março, o que foi muito criticado pela oposição.

Com Medvedev como cabeça de chapa, o Rússia Unida sofreu um forte golpe, perdeu mais de 12 milhões de votos e esteve a ponto de ficar sem maioria constitucional na Duma e na Câmara dos Deputados.

A princípio, a Duma votará em 8 de maio a candidatura de Medvedev, que foi muito criticado por descumprir suas promessas de luta contra a corrupção e liberalização do sistema político.

Após a reforma constitucional, o mandato presidencial é de seis anos, com isso Putin será chefe do Kremlin até 2018. Já a legislatura parlamentar é de cinco anos, portanto Medvedev poderá liderar o Executivo até 2017. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticaPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto