Mundo

Putin propõe proibir o casamento gay na Constituição da Rússia

As novas emendas incluiriam a menção de Deus na lei e estabeleceriam que o casamento só é possível entre um homem e uma mulher

Bandeira LGBT: anteriormente, o presidente russo já havia afirmado que um casamento só é possível entre homem e mulher (Foto/AFP)

Bandeira LGBT: anteriormente, o presidente russo já havia afirmado que um casamento só é possível entre homem e mulher (Foto/AFP)

A

AFP

Publicado em 2 de março de 2020 às 18h35.

O presidente russo, Vladimir Putin, apresentou na Câmara Baixa do Parlamento (Duma) novas emendas, que incluem a menção de Deus na Constituição e estabelecem que o casamento só é possível entre um homem e uma mulher, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (2).

Putin havia anunciado em janeiro que a Rússia acrescentaria a sua constituição de 1993, uma iniciativa considerada por muitos destinada a preparar o que virá após 2024, ano no qual termina o seu quarto e último mandato presidencial.

Essas emendas constitucionais foram aprovadas pelos deputados por unanimidade durante a primeira leitura. Putin apresentou ainda 24 páginas suplementares antes da segunda leitura, considerada a mais importante, prevista para o próximo 10 de março, anunciou nesta segunda o presidente da Duma, Viasheslav Volodin.

"As emendas apresentadas pelo presidente são fruto do seu diálogo com representantes de todos os setores (políticos) e da sociedade civil", indicou comunicado publicado pela Duma.

A proposta dessas novas emendas é que a menção da "fé em Deus" seja incluída na Constituição, assim como que o casamento é a união entre um homem e uma mulher, afirmou o vice-presidente da Duma, Piotr Tolstoi, à AFP.

"Acredito que a maioria das propostas que foram discutidas serão levadas em consideração", ressaltou.

Essas novas emendas também proíbem que partes do território russo sejam cedidas a Estados estrangeiros, tornando ilegal qualquer chamado ou ação nesse sentido.

Acompanhe tudo sobre:RússiaCasamentoVladimir PutinLGBT

Mais de Mundo

Austrália faz aceno à Turquia, mas impasse sobre sede da próxima COP segue

Câmara dos EUA aprova abertura dos arquivos de Epstein

Presidente do México descarta intervenção militar dos EUA após falas de Trump

Reino Unido vai banir revenda de ingressos de shows com lucro