Mundo

Putin propõe Medvedev novamente como primeiro-ministro

O Kremlin informou que Putin pretende indicar Dmitry Medvedev como primeiro-ministro, cargo que ele ocupou entre 2012 a 2018

Putin e Medvedev: a indicação de Putin deve ser aprovada na câmara baixa do Parlamento (Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin/Reuters)

Putin e Medvedev: a indicação de Putin deve ser aprovada na câmara baixa do Parlamento (Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de maio de 2018 às 09h29.

Última atualização em 7 de maio de 2018 às 10h45.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, apresentou nesta segunda-feira na Câmara dos Deputados (Duma) do país a candidatura de Dmitri Medvedev para o cargo de primeiro-ministro, função que exerce desde 2012.

Caso a candidatura de Medvedev seja aprovada amanhã, será mantida a dupla que governou o país ao longo dos últimos dez anos.

Entre 2008 e 2012, Medvedev ostentou o cargo de presidente e Putin o de chefe de governo, mas os papéis se inverteram durante os últimos seis anos.

O partido governista Rússia Unida controla a maioria das cadeiras na Câmara dos Deputados, por isso considera garantida a aprovação de Medvedev para os próximos seis anos.

Embora seja muito impopular em certos setores, Putin sempre defendeu a gestão de seu primeiro-ministro e parceiro em tempos de recessão econômica e sanções ocidentais. A economia russa recuou em 2015 e 2016 devido à queda dos preços do petróleo, às sanções e à brusca desvalorização da moeda.

Medvedev, que começou a carreira política como chefe de campanha e da administração presidencial de Putin, pode introduzir uma mudança no gabinete de ministros. A imprensa especula que o ex-ministro de Finanças Alexei Kudrin assuma um cargo de assessor econômico no Kremlin.

Putin, de 65 anos, tomou posse nesta segunda-feira como presidente por mais seis anos. Após esse período, deverá deixar o Kremlin, segundo a Constituição russa.

 

Acompanhe tudo sobre:PolíticaRússiaVladimir PutinEleições

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra