Mundo

Putin parabeniza Erdogan por vitória em eleições gerais

O AKP ganhou o pleito do domingo com 40,8% dos votos, mas o partido islamita perdeu a maioria absoluta pela primeira vez desde que assumiu o país em 2002


	Recep Tayyp Erdogan: o AKP ganhou o pleito do domingo com 40,8% dos votos
 (Don Emmert/AFP)

Recep Tayyp Erdogan: o AKP ganhou o pleito do domingo com 40,8% dos votos (Don Emmert/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2015 às 10h33.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou nesta segunda-feira o governante turco, Recep Tayyip Erdogan, pela vitória do AKP, nas eleições gerais de ontem, embora tenha perdido a maioria absoluta, informou o Kremlin em comunicado.

Além disso, durante uma conversa por telefone, ambos os líderes falaram sobre assuntos da agenda bilateral, principalmente projetos energéticos, como o Turkish Stream, gasoduto para transportar gás russo até a fronteira da União Europeia.

O AKP ganhou o pleito do domingo com 40,8% dos votos, mas o partido islamita perdeu a maioria absoluta pela primeira vez desde que assumiu o país em 2002.

"A opinião do povo está acima de tudo. Acredito que os resultados, que não dão a possibilidade a nenhum partido de formar sozinho um governo, conduzirão a uma avaliação saudável e realista de todos os partidos", disse Erdogan.

Embora Rússia e Turquia tenham opiniões diferentes quanto ao conflito na Síria, onde o Kremlin apoia Damasco e os turcos à oposição, a Turquia se transformou em um parceiro-chave para a nova estratégia energética do consórcio Gazprom.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticosRússiaTurquiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo