Mundo

Putin ordena aumento da presença militar russa no Ártico

Vladimir Putin ordenou aumento da presença militar no Ártico, um dia após o Canadá apresentar ante a ONU reivindicação para estender sua soberania no Polo Norte

O presidente russo, Vladimir Putin, discursa em Moscou: "peço que seja concedida atenção especial à mobilização de infraestruturas e de unidades militares no Ártico", declarou (Mikhail Metzel/AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin, discursa em Moscou: "peço que seja concedida atenção especial à mobilização de infraestruturas e de unidades militares no Ártico", declarou (Mikhail Metzel/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 10h28.

Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta terça-feira o aumento da presença militar russa no Ártico, um dia após o Canadá apresentar ante as Nações Unidas uma reivindicação para estender sua soberania no Polo Norte geográfico.

"Peço que seja concedida uma atenção especial à mobilização de infraestruturas e de unidades militares no Ártico", declarou Putin durante uma reunião no ministério da Defesa transmitida pela televisão pública.

"No próximo ano temos que completar a formação de novas e amplas unidades e divisões militares" no Ártico, disse o presidente russo.

O Canadá havia anunciado na segunda-feira que apresentou a uma comissão especial da ONU um expediente no qual exige sua soberania sobre o Polo Norte geográfico, também reivindicado por Rússia e Dinamarca.

O governo canadense também apresentou sua proposta sobre a plataforma continental no oceano Atlântico ante a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC, em francês) da ONU.

A CLPC foi criada em 1982 pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e dava aos Estados dez anos para apresentar reivindicações desde o momento em que a ratificavam.

A Rússia fez do desenvolvimento do Ártico uma prioridade estratégica.

A presidência russa adotou em 2008 uma estratégia para converter a Rússia na "principal potência do Ártico" em 2020.

A corrida pelo Ártico também inclui os outros países com territórios ou fronteiras na região: Estados Unidos, Canadá, Dinamarca (através da Groenlândia) e Noruega.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁsiaEuropaONURússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Zelensky anuncia prisão de suspeito de matar ex-presidente do Parlamento

Ataque com drone deixa 12 mortos em clínica no Sudão

Tribunal dos EUA suspende deportação de centenas de menores da Guatemala

Rebeldes do Iêmen prometem seguir com ataques contra Israel