Mundo

Putin está disposto a se reunir com Trump, diz ministro russo

O ministro das Relações Exteriores da Rússia afirmou que Putin e Trump conversaram por telefone e que ambos estão dispostos a se reunir

Putin e Trump: a tensão entre os dois países aumentou este ano após o caso Skripal e a Guerra na Síria (Carlos Barria/Reuters)

Putin e Trump: a tensão entre os dois países aumentou este ano após o caso Skripal e a Guerra na Síria (Carlos Barria/Reuters)

A

AFP

Publicado em 20 de abril de 2018 às 09h28.

Moscou - O presidente russo Vladimir Putin está "disposto a ter uma reunião" com o colega americano Donald Trump, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, antes de esclarecer que o encontro não está sendo preparado atualmente.

"O presidente Putin está disposto a uma reunião deste tipo", respondeu Lavrov ao ser questionado pela agência Ria Novosti sobre a a possibilidade de um encontro entre os dois chefes de Estado. Mas ele completou que tal reunião "ainda não está sendo preparada".

"Partimos do princípio de que o presidente americano, em uma conversa telefônica, fez um convite e declarou que ficaria feliz de ver Putin na Casa Branca, e depois voltar a encontrá-lo em uma visita recíproca", disse.

O convite de Trump a Putin foi feito em março durante uma conversa por telefone, mas não se concretizou desde então, em um contexto de tensão relacionada com o caso do envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal no Reino Unido e com o suposto ataque químico em Duma (Síria), que os ocidentais atribuem ao regime de Bashar al-Assad.

Ao falar sobre a Coreia do Norte, Lavrov comentou que uma desnuclearização da península coreana exigiria um "longo processo de negociações" e que Pyongyang vai pedir "garantias de segurança".

Também expressou a satisfação do Kremlin com o "diálogo intercoreano" e o futuro encontro entre o líder norte-coreano Kim Jong Un e Trump, com o desejo de que a "reunião seja um sucesso".

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)RússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'