Mundo

Putin e Trump agendam reunião pessoal para cúpula do G20

Por telefone, Putin e Trump se pronunciaram por continuar seus contatos e também por organizar um encontro pessoal, segundo agência russa

Trump: a cúpula de líderes do G20 que será realizada nos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo (Yuri Gripas/Reuters)

Trump: a cúpula de líderes do G20 que será realizada nos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo (Yuri Gripas/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de maio de 2017 às 16h36.

Última atualização em 2 de maio de 2017 às 16h56.

Moscou - Os presidentes de Rússia e Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, combinaram nesta terça-feira de realizar uma reunião pessoal durante a cúpula de líderes do G20 que será realizada nos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo, na Alemanha, informou o Kremlin.

Em uma conversa por telefone, "Vladimir Putin e Donald Trump se pronunciaram por continuar seus contatos telefônicos e também por organizar um encontro pessoal dentro da cúpula do G20 de 7 e 8 de julho em Hamburgo", anunciou às agências de notícias russas o serviço de imprensa da presidência russa.

Os dois governantes, acrescentou o Kremlin em nota, "falaram de toda uma série de temas para a cooperação dos dois países na arena internacional" e "deram ênfase à perspetiva de coordenar as ações de Rússia e Estados Unidos na luta contra o terrorismo internacional no contexto da crise síria".

Putin, segundo o comunicado da presidência, "pediu contenção e a diminuição da tensão "ao presidente americano em relação à situação na península da Coreia.

"Foi lembrado que seja iniciado um trabalho conjunto destinado a buscar soluções diplomáticas integrais para o problema", concluiu o Kremlin em alusão à perigosa escalada de tensão entre Washington e Pyongyang, e às provocações nucleares do regime norte-coreano.

O contato de hoje foi o primeiro entre os dois líderes desde o dia 3 de abril, quando Trump ligou para Putin para prestar condolências após o atentado terrorista no metrô de São Petersburgo, no qual morreram 14 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)AlemanhaG20Donald TrumpRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher