Mundo

Putin e Poroshenko abordam possíveis vias para trégua

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e Ucrânia, Petro Poroshenko, abordaram em conversa por telefone as condições para uma trégua no leste ucraniano


	Vladimir Putin: conversa foi o primeiro contato após reunião dos dois
 (Ivan Sekretarev/AFP)

Vladimir Putin: conversa foi o primeiro contato após reunião dos dois (Ivan Sekretarev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2014 às 08h45.

Moscou - Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e Ucrânia, Petro Poroshenko, tiveram hoje conversa por telefone na qual abordaram as tarefas prioritárias para conseguir um cessar-fogo nas regiões do leste ucraniano, informou o Kremlin.

"Os chefes de Estado trocaram opiniões sobre o que é preciso fazer em primeiro lugar para pôr fim o mais rápido possível ao derramamento de sangue no sudeste" da Ucrânia, declarou o porta-voz de Putin, Dmitri Peskov.

Segundo Peskov, "os pontos de vistas dos presidentes sobre as possíveis vias para sair desta grave situação de crise são em grande medida coincidentes".

A conversa de hoje foi o primeiro contato entre ambos depois da reunião que tiveram em Minsk na quarta-feira da semana passada, que foi o primeiro tête-à-tête desde a explosão do conflito nas regiões orientais ucranianas de Lugansk e Donetsk.

Nessa reunião foi acertado retomar na capital bielorrussa as reuniões do Grupo de Contato (Ucrânia, Rússia e União Europeia, com representantes das milícias pró-russas) para o acerto do conflito.

Além disso, Rússia e Ucrânia decidiram cooperar na provisão de ajuda humanitária à cidade de Lugansk, controlada pelos rebeldes mas sitiada pelas forças governamentais há semanas.

"Não quero me adiantar aos eventos, mas fechamos acordos concretos a respeito", declarou Putin ao término de sua reunião com Poroshenko.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaPolíticosRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista