A presidente está empenhada em garantir o número máximo de chefes de Estado e de governo na reunião que discutirá a questão do clima (Antoine Antoniol/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 9 de maio de 2012 às 17h28.
Brasília - A presidente Dilma Rousseff telefonou para os presidentes eleitos da França, François Hollande, e da Rússia, Vladimir Putin, para parabenizá-los pela vitória nas eleições. Nas conversas, Hollande e Putin confirmaram suas presenças na reunião Rio+20, a ser realizada no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho.
Dilma acertou de articularem uma posição conjunta para ser levada à reunião do G-20, que será realizada nos dias 18 e 19 de junho, no México. As informações foram prestadas pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann.
O primeiro a receber o telefonema de Dilma foi Putin, por volta das 9h30. Depois, por volta das 13 horas, a presidente ligou para Hollande. A conversa com cada um deles durou em torno de 15 minutos.
A presidente está empenhada em garantir o número máximo de chefes de Estado e de governo na reunião que discutirá a questão do clima e conta a seu favor com o fato de a reunião do G-20 ser realizada poucos dias antes, no México. Dilma tenta garantir a presença de todos os presentes no G-20 no Brasil.
Até agora, mais de 80 países confirmaram suas presenças. Mas a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, já avisou que não virá ao Brasil. Dilma também ainda não obteve a confirmação de presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Mas ficou muito satisfeita com confirmação da presença de Putin e Hollande, por serem dois países importantes no contexto mundial.