Mundo

Putin e Ban Ki-moon se reúnem para abordar conflito sírio

O encontro entre as autoridades também abordará a situação do Oriente Médio em geral


	Vladimir Putin: o presidente da Rússia e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reúnem nesta sexta-feira em Sochi
 (Kirill Kudryavtsev/AFP)

Vladimir Putin: o presidente da Rússia e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reúnem nesta sexta-feira em Sochi (Kirill Kudryavtsev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2013 às 08h02.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reúnem nesta sexta-feira em Sochi, um balneário situado às margens do Mar Negro, com uma agenda centrada no conflito sírio.

O encontro entre as autoridades também abordará a situação do Oriente Médio em geral, do norte da África, da península da Coreia e outros assuntos em destaque no quadro internacional, adiantou a Chancelaria russa.

O líder da ONU acredita que a Rússia pode colaborar na solução de diversos conflitos que afetam vários países do Oriente Médio.

'Nas reuniões com os líderes russos tratarei de vários temas que preocupam a todos, incluindo a situação na Síria. (...) Confiamos na administração russa para solucionar um dos problemas mais importantes e urgentes de nosso tempo', declarou Ban à agência russa 'Interfax' antes de viajar à Rússia.

A visita de Ban, a sexta como líder da ONU, se produz no meio dos preparativos de uma conferência internacional sobre a Síria, proposta conjuntamente por Moscou e Washington e que espera contar com a participação de todas as partes envolvidas no conflito.

De acordo com uma fonte diplomática russa em Nova York, citada pela agência 'Interfax', a conferência sobre a Síria poderia ocorrer nos próximos dias 10 e 12 de junho em Genebra.

Além do encontro com Putin, Ban também se reúne hoje com o ministro russo de Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

Acompanhe tudo sobre:ONUPolíticosSíriaVladimir Putin

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA