Mundo

Putin e Ban Ki-moon se reúnem para abordar conflito sírio

O encontro entre as autoridades também abordará a situação do Oriente Médio em geral


	Vladimir Putin: o presidente da Rússia e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reúnem nesta sexta-feira em Sochi
 (Kirill Kudryavtsev/AFP)

Vladimir Putin: o presidente da Rússia e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reúnem nesta sexta-feira em Sochi (Kirill Kudryavtsev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2013 às 08h02.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reúnem nesta sexta-feira em Sochi, um balneário situado às margens do Mar Negro, com uma agenda centrada no conflito sírio.

O encontro entre as autoridades também abordará a situação do Oriente Médio em geral, do norte da África, da península da Coreia e outros assuntos em destaque no quadro internacional, adiantou a Chancelaria russa.

O líder da ONU acredita que a Rússia pode colaborar na solução de diversos conflitos que afetam vários países do Oriente Médio.

'Nas reuniões com os líderes russos tratarei de vários temas que preocupam a todos, incluindo a situação na Síria. (...) Confiamos na administração russa para solucionar um dos problemas mais importantes e urgentes de nosso tempo', declarou Ban à agência russa 'Interfax' antes de viajar à Rússia.

A visita de Ban, a sexta como líder da ONU, se produz no meio dos preparativos de uma conferência internacional sobre a Síria, proposta conjuntamente por Moscou e Washington e que espera contar com a participação de todas as partes envolvidas no conflito.

De acordo com uma fonte diplomática russa em Nova York, citada pela agência 'Interfax', a conferência sobre a Síria poderia ocorrer nos próximos dias 10 e 12 de junho em Genebra.

Além do encontro com Putin, Ban também se reúne hoje com o ministro russo de Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

Acompanhe tudo sobre:ONUPolíticosSíriaVladimir Putin

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA