Mundo

Putin e Abe defendem reatamento de negociação com Coreia do Norte

Para os dois líderes, a situação em torno do programa nuclear da Coreia do Norte tem se degradado notavelmente

Encontro: Rússia e Japão participam desde 2003 nas negociações para a solução da crise nuclear coreana (Sergei Karpukhin/Reuters)

Encontro: Rússia e Japão participam desde 2003 nas negociações para a solução da crise nuclear coreana (Sergei Karpukhin/Reuters)

E

EFE

Publicado em 27 de abril de 2017 às 15h01.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou nesta quinta-feira que Rússia e Japão defendem o pronto reatamento das negociações a seis lados para a desnuclearização da Coreia do Norte após se reunir com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

Putin assegurou ter tratado profundamente com Abe a situação em torno do programa nuclear da Coreia do Norte, que na sua opinião e na do premiê japonês tem se degradado notavelmente.

"Pedimos a todos os países implicados a se abster da retórica belicista e optar pelo diálogo sereno e construtivo", disse.

Da sua parte, Abe destacou que tinha combinado com Putin "cooperar estreitamente e se dirigir à Coreia do Norte para que cumpra estritamente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e se abstenha de novas ações provocadoras".

Rússia e Japão participam desde 2003 junto com Estados Unidos, China e ambas as Coreias nas negociações a seis lados para a solução da crise nuclear coreana, que estão estancadas desde 2008.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteJapãoRússiaShinzo AbeVladimir Putin

Mais de Mundo

Acordo de cessar-fogo em Gaza entrará em vigor no domingo

Posse de Trump: eventos começam neste sábado; veja agenda completa