Mundo

Putin diz ser amigo da Ucrânia e ter inveja de Obama

Vladimir Putin, presidente russo, disse que tem inveja de Barack Obama e que ajuda a Ucrânia como um país irmão

O presidente russo, Vladimir Putin: "devemos ajudar um país amigo, um povo irmão, e digo isso sem ironia", afirmou o mandatário, referindo-se à Ucrânia (Mikhail Metzel/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)

O presidente russo, Vladimir Putin: "devemos ajudar um país amigo, um povo irmão, e digo isso sem ironia", afirmou o mandatário, referindo-se à Ucrânia (Mikhail Metzel/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 09h44.

Moscou - Em uma coletiva de imprensa anual realizada nesta quinta-feira (19), o presidente russo, Vladimir Putin, disse que tem "inveja" de Barack Obama e que ajuda a Ucrânia "como um país irmão". "Devemos ajudar um país amigo, um povo irmão, e digo isso sem ironia", afirmou o mandatário, referindo-se à oferta da Rússia de conceder um desconto no preço do gás natural e um investimento de US$ 15 bilhões com a compra de títulos da dívida pública ucraniana.

Segundo ele, seu governo não é contrário a um acordo de associação entre Ucrânia e União Europeia (UE), mas Moscou continuará "defendendo o próprio mercado".

Há semanas, a Ucrânia enfrenta polêmicas e protestos sobre sua associação à UE. O presidente do país, Viktor Yanukovych, não assinou o tratado com o bloco europeu e milhares de ucranianos pró-UE saíram às ruas para manifestar.

Em contrapartida, a Rússia ofereceu benefícios à Ucrânia para o país se manter próximo.

Na mesma coletiva de imprensa, Putin foi questionado sobre outro tema que está em voga no cenário mundial: as denúncias de espionagem feitas pelo ex-agente de inteligência norte-americano Edward Snowden, que vive atualmente na Rússia. "Eu nunca o encontrei pessoalmente, mas gostaria", disse Putin sobre o pivô do escândalo envolvendo a Agência de Segurança Nacional (NSA). Por não conhecê-lo, Putin definiu Snowden como uma pessoa "curiosa e interessante". Já sobre as espionagens praticadas pelos EUA, Putin contou sentir "inveja" do presidente Barack Obama.

"Ele pode [espiar] todos e ninguém fará nada", comentou o mandatário, com um sorriso. A Rússia concedeu asilo temporário a Snowden, após o ex-agente viver semanas em um aeroporto de Moscou. O norte-americano teme ser extraditado aos EUA. Recentemente, o jornal Folha de S.Paulo publicou uma carta de Snowden na qual o ex-agente pede asilo às autoridades brasileiras, em troca de uma colaboração nas investigações sobre as práticas de espionagem. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaPersonalidadesPolíticosUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista