Mundo

Putin diz que Ucrânia vive uma verdadeira guerra civil

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Ucrânia vive uma verdadeira guerra civil


	Vladimir Putin: crise explodiu como consequência de golpe de Estado, diz Putin
 (Alexei Nikolskiy/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)

Vladimir Putin: crise explodiu como consequência de golpe de Estado, diz Putin (Alexei Nikolskiy/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2014 às 08h46.

São Petersburgo - O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que a Ucrânia "vive uma verdadeira guerra civil", ao discursar para dirigentes de empresas no Fórum Econômico de São Petersburgo.

O chefe do Kremlin destacou que a crise ucraniana explodiu como consequência de um golpe de Estado contra o presidente Viktor Yanukovich por ter adiado a assinatura de um tratado de associação com a União Europeia.

"Aconteceu um golpe de Estado apoiado por nossos parceiros americanos e europeus. O que aconteceu depois? Caos, e agora vemos uma verdadeira guerra civil", disse o chefe do Kremlin.

Putin também defendeu a recente anexação da península da Crimeia à Federação Russa, alegando que "se evitou uma tragédia como a de Odessa", onde cerca de 50 manifestantes pró-russos morreram em um incêndio.

"Se não o tivéssemos feito teríamos ali (na Crimeia) tragédias maiores que as que vemos em algumas cidades da Ucrânia, como Odessa, onde o povo desarmado foi encurralado em um prédio e queimado vivo: queimaram quase 50 pessoas, outras 50 estão desaparecidas. Onde estão? Mortas", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana