Mundo

Putin diz que seu partido ganhou eleições parlamentares de forma justa

O partido de Vladimir Putin e Medvedev conserva a maioria absoluta na Duma com 238 deputados, 12 a mais do que o necessário para alcançar a maioria

Putin: "Em minha opinião, os resultados das eleições refletem a realidade política do país. Inclusive, o retrocesso da Rússia Unida é mais do que normal" (Sean Gallup/Getty Images)

Putin: "Em minha opinião, os resultados das eleições refletem a realidade política do país. Inclusive, o retrocesso da Rússia Unida é mais do que normal" (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 06h55.

Moscou - O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, garantiu nesta quinta-feira que seu partido, a Rússia Unida (RU), ganhou com justiça as eleições parlamentares e que os resultados refletem a distribuição das forças políticas.

'Em minha opinião, os resultados das eleições refletem, sem dúvida nenhuma, a realidade política do país. Inclusive, o retrocesso da (partido governista) Rússia Unida é mais do que normal', afirmou Putin ao responder ao vivo às perguntas dos cidadãos.

O chefe de governo ressaltou que 'o fato que a RU conserve uma posição de liderança' na Duma 'é muito importante'.

Putin propôs para que nas próximas eleições presidenciais de março todos os colégios eleitorais adotem a utilização de câmeras com transmissão pela internet para que a população possa acompanhar o processo de votação em tempo real e prevenir possíveis falsificações.

O primeiro-ministro russo declarou que é normal que a oposição questione os resultados eleitorais.

'Sobre as falsificações, com respeito ao fato de a oposição não estar contente com os resultados, é normal, sempre foi e será assim. A oposição sempre tenta se aproximar do poder, criticar o poder. A oposição sempre dirá que as eleições não foram justas. Sempre', apontou.

No maior protesto em 20 anos, ao redor de 50 mil manifestantes exigiram no sábado em Moscou a realização de novas eleições parlamentares, a anulação dos resultados falsificados, a libertação os presos políticos e a investigação de todas as irregularidades.

Protestos similares ocorreram em São Petersburgo e nas principais cidades da Rússia europeia, na Sibéria e no Extremo Oriente, sem que as forças da ordem interviessem para dispersar os opositores, sequer nos casos em que as manifestações não eram autorizadas.

O partido de Putin e Medvedev conserva a maioria absoluta na Duma com 238 deputados, 12 a mais do que o necessário para alcançar a maioria (226), segundo os resultados oficiais definitivos das eleições.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCorrupçãoEleiçõesEscândalosEuropaFraudesPolíticaRússia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado