Mundo

Putin diz que países europeus chantageiam governo ucraniano

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, denunciou que os países europeus pressionam e chantageiam a Ucrânia


	O presidente da Rússia, Vladimir Putin: "veremos se a Ucrânia e o governo ucraniano vão ceder a esta chantagem", disse
 (Beawiharta/AFP)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin: "veremos se a Ucrânia e o governo ucraniano vão ceder a esta chantagem", disse (Beawiharta/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2013 às 12h30.

São Petersburgo  - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, denunciou nesta sexta-feira que os países europeus pressionam e chantageiam a Ucrânia para que o país firme o acordo de associação à União Europeia.

"De fato, temos ouvido ameaças de nossos sócios europeus à Ucrânia, inclusive de impulsionar a realização de ações de maciços protestos", disse o chefe do Kremlin em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, ao término de uma rodada de consultas bilaterais.

"Isto é pressão é chantagem. Nos próximos dias veremos se a Ucrânia e o governo ucraniano vão ceder a esta chantagem", acrescentou Putin.

As autoridades ucranianas anunciaram ontem a suspensão das negociações para assinatura do acordo de associação que estava prevista para ocorrer durante a cúpula da União Europeia com a Associação Oriental, que aconteceria em Vilnius no final de mês.

"A decisão (...) foi difícil, mas a única possível na situação econômica criada na Ucrânia. Esta decisão está ditada exclusivamente por motivos econômicos", declarou o primeiro-ministro ucraniano, Nikolai Azarov, na ocasião.

O presidente russo advertiu hoje que a assinatura do acordo com a União Europeia "pode matar setores completos da economia" da Ucrânia, país onde a oposição acusou o governo de renunciar à associação com a UE devido às pressões da Rússia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticosRússiaUcrâniaUnião EuropeiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos

China amplia isenção de visto para turistas de nove países, incluindo Coreia do Sul e Noruega