Mundo

Putin diz que espera se encontrar com Trump na cúpula do G20 na Argentina

Entretanto, Trump cogita cancelar o encontro com Putin no G20 por conta do recente conflito entre a Rússia e a Ucrânia

EUA-Rússia: "Eu espero que possamos discutir barreiras comerciais", disse Putin (Kevin Lamarque/Reuters)

EUA-Rússia: "Eu espero que possamos discutir barreiras comerciais", disse Putin (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 11h00.

Última atualização em 28 de novembro de 2018 às 11h43.

Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira que espera encontrar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na cúpula do G20 na Argentina nesta semana e que espera falar sobre barreiras comerciais.

Não está claro se a reunião ocorrerá. Trump disse na terça-feira que pode cancelar a reunião devido à captura de três navios ucranianos pela Rússia no fim de semana, mas o Kremlin disse que pensa que o encontro ainda está mantido.

"Eu espero que possa falar com Trump na Argentina", disse Putin a um fórum financeiro em Moscou nesta quarta-feira. "Eu espero que possamos discutir barreiras comerciais. Trump no geral tem uma atitude positiva".

Apesar da declaração do líder americano sobre o possível cancelamento do encontro, o Kremlin informou que os preparativos para a reunião dos presidentes de Rússia, Vladimir Putin, e Estados Unidos, Donald Trump, durante a cúpula do G20 na Argentina continuam, informou nesta quarta-feira o Kremlin.

"Os preparativos continuam. A reunião foi marcada. Não temos outras informações de nossos colegas americanos", disse à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O presidente russo também disse que o país está em contato com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e está pronta para continuar com a cooperação caso seja necessário.

Falando durante o fórum, o líder russo falou que seu país ficaria satisfeito com um preço do petróleo de 60 dólares por barril, acrescentando que a Rússia e a Opep alcançaram seus compromissos dentro do acordo global de produção de petróleo.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)G20RússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru