Mundo

Putin diz que Ásia Central e sul da Rússia estão na mira do EI

O líder russo chamou os países-membros da OCS a reforçarem a cooperação para fazer uma frente comum contra a ameaça terrorista

Vladimir Putin: alerta foi feito durante a cúpula de líderes da Organização de Cooperação de Xangai (OCS) (Alexander Zemlianichenko/Pool/Reuters)

Vladimir Putin: alerta foi feito durante a cúpula de líderes da Organização de Cooperação de Xangai (OCS) (Alexander Zemlianichenko/Pool/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de junho de 2017 às 10h33.

Astana - O presidente russo, Vladimir Putin, advertiu nesta sexta-feira que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) está de olho nos países da Ásia Central e regiões do sul da Rússia, durante a cúpula de líderes da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), realizada em Astana.

"De acordo com as informações que temos, o EI tem planos para desestabilizar a Ásia Central e regiões do sul da Rússia. Nos países da OCS foram criadas e estão funcionando células clandestinas de combatentes do EI", disse Putin.

Neste sentido, o líder russo chamou os países-membros da OCS a reforçarem a cooperação, especialmente entre os serviços secretos, para fazer uma frente comum contra a ameaça terrorista.

Putin sublinhou que uma das prioridades do organismo é garantir a segurança e a estabilidade nas fronteiras dos países-membros do bloco, em meio ao auge "sem precedentes" do terrorismo e do extremismo.

"Disse em várias ocasiões que só unindo de forma sincera e construtiva os esforços de todos os países podemos combater essa marca", comentou Putin.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Israel avisa aos EUA que fará 'invasão limitada' do Líbano, diz jornal

Inundações no Nepal deixam pelo menos 200 mortos

Putin promete alcançar todos os 'objetivos fixados' na Ucrânia

Israel já invadiu o Líbano? Relembre o histórico de confronto entre os países