Mundo

Putin diz que a Ucrânia é uma 'questão de vida ou morte' para a Rússia

Putin assegurou que uma derrota russa na Ucrânia era “impossível", ao mesmo tempo que se declarava disposto a “diálogar” com o Ocidente

O presidente russo, Vladimir Putin, durante evento em São Petersburgo, em junho de 2023 (Contributor/Getty Images)

O presidente russo, Vladimir Putin, durante evento em São Petersburgo, em junho de 2023 (Contributor/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 18 de fevereiro de 2024 às 08h58.

O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu que “o que está acontecendo” na Ucrânia é uma “questão de vida ou morte” para a Rússia, enquanto para o Ocidente é apenas uma questão de “melhorar (sua) posição tática”, numa entrevista transmitida no domingo. .

Putin disse à televisão estatal que é “importante” que tanto os russos como os estrangeiros “entendam a nossa mentalidade, compreendam o quão delicado e importante é para o nosso país o que está a acontecer na Ucrânia”.

“Para (o Ocidente) trata-se de melhorar a sua posição tática. Mas para nós é o nosso destino, é uma questão de vida ou morte”, disse ele, segundo um fragmento da entrevista publicado nas redes sociais.

O presidente russo relembrou sua recente entrevista com o apresentador americano Tucker Carlson, muito popular entre os conservadores.

Esta entrevista, a primeira de Vladimir Putin a um meio de comunicação ocidental desde o início da ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro de 2022, foi alvo de grande escrutínio e foi vista mais de 200 milhões de vezes no X.

Nesta mensagem de mais de duas horas, dirigida a americanos e europeus, Putin assegurou que uma derrota russa na Ucrânia era “impossível”, ao mesmo tempo que se declarava disposto a “diálogar” com o Ocidente.

Acompanhe tudo sobre:Vladimir PutinRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk