Mundo

Putin destaca laços com Irã e ressalta "visão semelhante" em reunião com presidente do país

Presidente russo e iraniano discutem relações bilaterais e cenário geopolítico durante encontro no Turcomenistão

Encontro entre chefes do executivo aconteceu no Turcomenistão (AFP)

Encontro entre chefes do executivo aconteceu no Turcomenistão (AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de outubro de 2024 às 16h33.

Tudo sobreVladimir Putin
Saiba mais

Em um encontro cercado de expectativa por envolver dois atores que lideram a oposição ao Ocidente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou ao presidente do Irã, Masud Pezeshkian, que as relações internacionais com a nação persa são uma prioridade. Putin ressaltou ainda que os dois países compartilham visões semelhantes sobre o cenário internacional.

“Trabalhamos ativamente juntos no cenário internacional, e a nossa avaliação dos acontecimentos mundiais é muitas vezes muito próxima”, disse Putin a Pezeshkian em um breve discurso transmitido pela TV estatal russa. “As relações com o Irã são uma prioridade para nós e estão se desenvolvendo com sucesso.”

Encontro estratégico no Turcomenistão

Os presidentes não alinhados ao Ocidente conversaram por cerca de uma hora nesta sexta-feira, em um encontro à margem de um fórum regional realizado em Ashgabat, no Turcomenistão. Foi o primeiro encontro presencial entre os dois líderes desde a eleição de Pezeshkian, em julho.

O encontro ocorre em um momento em que os dois países enfrentam situações geopolíticas delicadas. Moscou ainda trava sua guerra com a Ucrânia, que se aproxima de seu terceiro ano, recebendo o auxílio da indústria bélica iraniana, de quem importa drones Shahed e mísseis de curto-alcance, segundo a comunidade internacional.

Crise no Oriente Médio e apoio mútuo

Teerã, por sua vez, vive a expectativa de um ataque israelense contra seu território, após disparar uma salva de mísseis contra o Estado judeu, em decorrência de desdobramentos da guerra em Gaza e no Líbano. O Irã é o principal articulador do Eixo da Resistência, uma aliança informal de movimentos que questionam a existência de Israel e a influência do Ocidente no Oriente Médio. Autoridades de Israel deixaram claro que estão combatendo os interesses iranianos na região.

Em seu discurso, Pezeshkian também enfatizou a crescente proximidade com Moscou, alinhando seu discurso ao de Putin. “Nossas posições no cenário internacional são semelhantes”, disse Pezeshkian, segundo tradução oficial transmitida pela televisão russa.

Reunião e perspectivas futuras

Os líderes internacionais devem se encontrar novamente na cúpula dos Brics, que acontece na cidade russa de Kazan, entre 22 e 24 de outubro. O Irã foi admitido no grupo, que tem no Brasil um de seus fundadores, durante uma reunião na África do Sul no ano passado.

A reunião entre Putin e Pezeshkian foi anunciada pela Presidência e pela diplomacia russa na quinta-feira, como uma "conversa séria" e um sinal de aproximação entre Moscou e Teerã. Em um comunicado divulgado pela agência russa Tass, o Ministério das Relações Exteriores russo apontou a reunião como indicativo de que a relação entre os países havia chegado a um "nível recorde".

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que a situação do Oriente Médio também estaria em pauta, mas que o principal objeto de discussão seriam as relações bilaterais entre os países.

Acompanhe tudo sobre:Vladimir Putin

Mais de Mundo

Oposição vence eleições em Trinidad e Tobago e Persad-Bissessar retorna ao poder

Quais eram os três filmes favoritos do Papa Francisco

Secretário do Tesouro dos EUA pressiona congresso por aprovação do pacote de impostos de Trump

Groenlândia sofreu corte de telecomunicações e investiga conexão com apagão na Espanha