Mundo

Putin chega à Síria e ordena início da retirada das tropas russas

Ao anunciar a retirada, Putin advertiu que "se os terroristas levantarem a cabeça de novo, lhes atingiremos de tal forma como nunca viram"

Síria: o presidente russo já havia anunciado a retirada de uma parte das forças russas em março de 2016 (Rodi Said/Reuters)

Síria: o presidente russo já havia anunciado a retirada de uma parte das forças russas em março de 2016 (Rodi Said/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 09h26.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta segunda-feira à Síria e ordenou o início da retirada das forças russas mobilizadas no país, informaram os meios de comunicação russos.

Putin foi recebido na base aérea russa de Hmeimim por várias autoridades, entre eles o presidente sírio, Bashar al-Assad, o ministro de Defesa russo, Sergei Shoigu e o e o comandante do contingente militar russo no país árabe, Sergei Surovikin.

"Ordeno ao ministro de Defesa e ao chefe do Estado-Maior que procedam com a retirada de um grupo das tropas russas às bases de seu local permanente", disse Putin ao discursar perante os militares, segundo informaram as agências russas.

O chefe do Kremlin afirmou que "ao longo de dois anos e meio, as forças armadas da Rússia, junto com o exército sírio, destruíram os grupos terroristas internacionais mais potentes militarmente".

"Por conta disto tomei uma decisão: uma parte significativa do contingente militar russo que se encontra na República Árabe da Síria retorna para casa, para a Rússia".

Putin advertiu, no entanto, que "se os terroristas levantarem a cabeça de novo, lhes atingiremos de tal forma como nunca viram".

Em março de 2016, o presidente russo já havia anunciado a retirada de uma parte das forças russas enviadas à Síria para apoiar Assad, ao constatar a melhoria da situação na guerra contra o Estado Islâmico e outros grupos que lutam contra Damasco.

A visita surpresa de Putin à Síria foi informada apenas depois que ele já havia saído desse país, pois pouco depois da divulgação desta informação o presidente russo chegava ao Egito, para uma visita anunciada de antemão.

Acompanhe tudo sobre:RússiaSíriaVladimir Putin

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA