Mundo

Putin anuncia que Merkel visitará a Rússia em maio

Na semana passada, Putin afirmou que Rússia e Alemanha têm a "tarefa comum" de normalizar plenamente suas relações bilaterais

Merkel e Putin: a última vez que Merkel visitou Moscou foi de forma breve em maio de 2015 (Sean Gallup/Getty Images)

Merkel e Putin: a última vez que Merkel visitou Moscou foi de forma breve em maio de 2015 (Sean Gallup/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 16 de março de 2017 às 14h08.

Moscou - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, visitará Moscou no próximo dia 2 de maio, segundo informou nesta quinta-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"Transmita minhas melhores lembranças à chanceler. Esperamos a visita da senhora Merkel em 2 de maio", disse Putin ao reunir-se com o primeiro-ministro da Baviera, Horst Seehofer.

Por sua parte, o chefe do governo bávaro comunicou ao líder do Kremlin que Merkel também lhe enviava lembranças.

"Ela me lembrou várias vezes para que não me esquecesse de fazer isto e me disse que no início de maio lhe visitará", afirmou Seehofer.

O Kremlin anunciou há poucos dias que já havia uma acordo para a realização de uma reunião entre Putin e Merkel, embora não tivesse então confirmado a data.

Na semana passada, ao reunir-se com o ministro das Relações Exteriores alemão, Sigmar Gabriel, de visita em Moscou, Putin afirmou que Rússia e Alemanha têm a "tarefa comum" de normalizar plenamente suas relações bilaterais.

"Sabemos onde nos encontramos e qual é o estado de nossas relações. Entendo que nossa tarefa comum consiste em normalizar plenamente as relações e em afastar todas as dificuldades que enfrentamos", declarou então.

A última vez que Merkel visitou Moscou foi de forma breve em maio de 2015, por ocasião do 70º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial.

Durante sua recente visita, o ministro das Relações Exteriores alemão disse que seu país está preocupado com o risco de uma nova corrida armamentista entre Rússia e Estados Unidos, ao reunir-se com seu colega russo, Sergei Lavrov.

"Nos causa preocupação o grande potencial militar de Moscou na região báltica e perto da Polônia, e o aumento do orçamento de defesa dos EUA", ressaltou Gabriel.

"Alemanha e Rússia sabem melhor que ninguém a que pode dirigir tudo isto", acrescentou o ministro alemão.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga