Mundo

Puigdemont não tem intenção de esconder-se na Bélgica, diz defesa

"Ele não fugiu de Barcelona", garantiu Bekaert, ressaltando que Puigdemont "tem o direito" de estar na Bélgica já que "não há nada contra ele"

Quando questionado se Puigdemont pedirá asilo, o advogado afirmou que mantêm "todas as portas abertas", mas "nada está decidido ainda" (Albert Gea/Reuters)

Quando questionado se Puigdemont pedirá asilo, o advogado afirmou que mantêm "todas as portas abertas", mas "nada está decidido ainda" (Albert Gea/Reuters)

E

EFE

Publicado em 31 de outubro de 2017 às 07h52.

Bruxelas - O ex-presidente da região da Catalunha, Carles Puigdemont, não tem intenção de esconder-se na Bélgica e não decidiu se pedirá asilo, disse nesta terça-feira Paul Bekaert, advogado belga que lhe assessora desde sua chegada nesta segunda-feira a Bruxelas, em entrevista à emissora de rádio flamenga "Radio 1".

"Ele não fugiu de Barcelona", garantiu Bekaert, ressaltando que Puigdemont "tem o direito" de estar na Bélgica já que "não há nada contra ele".

Quando questionado se Puigdemont pedirá asilo, o advogado afirmou que mantêm "todas as portas abertas", mas "nada está decidido ainda", embora tenha ressaltado que não está claro que tal pedido seria atendido. "Pedir é uma coisa, mas obter é outra", disse.

O ex-presidente catalão viajou esta segunda-feira a Bruxelas junto com cinco dos seus antigos conselheiros e entrou em contato com Bekaert, que afirma ser seu assessor legal.

Bekaert, especializado em casos de extradição e asilo político, foi também o advogado da suposta "etarra" residente em Gent, Natividad Jáuregui, que a Bélgica se recusou a entregar à Espanha depois de três ordens de detenção ditadas pela Audiência Nacional em 2004, 2005 e 2015.

A expectativa é que Puigdemont fale com a imprensa a partir de 12h30 (horário local, 9h30 de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaCrise políticaEspanha

Mais de Mundo

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama

Cessar-fogo na Faixa de Gaza: troca de prisioneiros marca início do acordo

Elon Musk, Jeff Bezos e Tim Cook: os bilionários e CEOs que estarão na posse de Trump

Quais são os poderes de Trump para impor tarifas e mudar o comércio global?