Mundo

Puigdemont não tem intenção de esconder-se na Bélgica, diz defesa

"Ele não fugiu de Barcelona", garantiu Bekaert, ressaltando que Puigdemont "tem o direito" de estar na Bélgica já que "não há nada contra ele"

Quando questionado se Puigdemont pedirá asilo, o advogado afirmou que mantêm "todas as portas abertas", mas "nada está decidido ainda" (Albert Gea/Reuters)

Quando questionado se Puigdemont pedirá asilo, o advogado afirmou que mantêm "todas as portas abertas", mas "nada está decidido ainda" (Albert Gea/Reuters)

E

EFE

Publicado em 31 de outubro de 2017 às 07h52.

Bruxelas - O ex-presidente da região da Catalunha, Carles Puigdemont, não tem intenção de esconder-se na Bélgica e não decidiu se pedirá asilo, disse nesta terça-feira Paul Bekaert, advogado belga que lhe assessora desde sua chegada nesta segunda-feira a Bruxelas, em entrevista à emissora de rádio flamenga "Radio 1".

"Ele não fugiu de Barcelona", garantiu Bekaert, ressaltando que Puigdemont "tem o direito" de estar na Bélgica já que "não há nada contra ele".

Quando questionado se Puigdemont pedirá asilo, o advogado afirmou que mantêm "todas as portas abertas", mas "nada está decidido ainda", embora tenha ressaltado que não está claro que tal pedido seria atendido. "Pedir é uma coisa, mas obter é outra", disse.

O ex-presidente catalão viajou esta segunda-feira a Bruxelas junto com cinco dos seus antigos conselheiros e entrou em contato com Bekaert, que afirma ser seu assessor legal.

Bekaert, especializado em casos de extradição e asilo político, foi também o advogado da suposta "etarra" residente em Gent, Natividad Jáuregui, que a Bélgica se recusou a entregar à Espanha depois de três ordens de detenção ditadas pela Audiência Nacional em 2004, 2005 e 2015.

A expectativa é que Puigdemont fale com a imprensa a partir de 12h30 (horário local, 9h30 de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaCrise políticaEspanha

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique