Puigdemont: separatistas venceram as eleições regionais realizadas em dezembro e precisavam escolher presidente até 22 de maio (Francois Lenoir/Reuters)
EFE
Publicado em 10 de maio de 2018 às 16h21.
Barcelona - O ex-presidente catalão Carles Puigdemont anunciou nesta quinta-feira em um vídeo que o deputado Quim Torra foi designado para assumir cargo de presidente do Governo regional da Catalunha.
A decisão foi tomada um dia depois de a Justiça espanhola barrar a reeleição do separatista como presidente regional da Catalunha, obrigando os independentistas a escolher entre renunciar à candidatura de seu líder ou celebrar novas eleições. A Justiça espanhola também não permitiu que Puigdemont exercesse a presidência do governo regional à distância. Ele está atualmente na Alemanha, pendente de um processo de extradição à Espanha.
Os separatistas venceram as eleições regionais realizadas em dezembro. Se não escolhessem um novo presidente até 22 de maio, os catalães seriam automaticamente chamados às urnas novamente.
Em contrapartida, a eleição de um presidente que formaria seu governo permite tirar a região da tutela de Madri, imposta após a tentativa frustrada de independência em 27 de outubro do ano passado.