Mundo

Público exige respostas, diz chefe de agência antidoping

Craig Reedie também pediu aos patrocinadores esportivos que ajudem a financiar a luta contra o doping, e prometeu proteger melhor os delatores


	Atletas russos: o mundo do tênis também foi sacudido quando a russa Maria Sharapova, dona de cinco títulos de Grand Slam, revelou ter sido flagrada em um teste de doping
 (Sergei Karpukhin/REUTERS)

Atletas russos: o mundo do tênis também foi sacudido quando a russa Maria Sharapova, dona de cinco títulos de Grand Slam, revelou ter sido flagrada em um teste de doping (Sergei Karpukhin/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2016 às 10h40.

Lausanne - Os atletas e milhões de fãs de esporte no mundo todo exigem respostas após a série de escândalos recentes de doping e de governança que assolaram o mundo esportivo, disse o presidente da Agência Mundial Antidoping (Wada) nesta segunda-feira.

Craig Reedie também pediu aos patrocinadores esportivos que ajudem a financiar a luta contra o doping, e prometeu proteger melhor os delatores.

O atletismo sofreu um golpe no ano passado, quando a Rússia foi suspensa da modalidade depois que uma investigação da Wada revelou um programa de dopagem generalizado e patrocinado pelo Estado russo, e a Fifa, entidade que administra o futebol globalmente, ficou com a imagem manchada no pior escândalo de corrupção de sua história.

O mundo do tênis também foi sacudido na semana passada, quando a russa Maria Sharapova, dona de cinco títulos de Grand Slam, revelou ter sido flagrada em um teste de doping pelo uso de meldonium, substância que passou a ser proibida este ano, no Aberto da Austrália.

"Em 2015, a confiança do público no esporte foi abalada como nunca antes, o ânimo do público azedou e há uma sensação generalizada de que todos estão nisso", disse Reedie em uma conferência da Wada.

"O esporte já teve o seu despertar. O esporte precisa garantir uma governança melhor se quiser manter a confiança dos atletas e do público no sistema".

Reedie ainda se queixou que a entidade que preside está com problemas para levantar fundos.

Acompanhe tudo sobre:AtletasDopingEsportesEsportistas

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos