Mundo

PTB formaliza apoio à candidatura de Serra

Partido decidiu, por unanimidade, apoiar o candidato tucano na corrida presidencial

Serra, candidato do PSDB: após divergências internas, PTB declara apoio (.)

Serra, candidato do PSDB: após divergências internas, PTB declara apoio (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - O PTB conseguiu abafar divergências internas e oficializou, ontem, o apoio formal à candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência. O presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson (RJ), comemorou a aprovação, por unanimidade, da adesão à coligação do tucano. O resultado da convenção nacional, porém, exigiu a costura de um pacto interno para evitar que fosse exposta a preferência da bancada federal do PTB à candidatura da petista Dilma Rousseff à sucessão presidencial. O líder do PTB, Jovair Arantes (GO), concordou em não apresentar ofício para que fosse analisada a possibilidade de o partido apoiar a candidatura de Dilma.

"Para não causar cizânia partidária, preferi não apresentar. Mas vamos continuar apoiando a Dilma", assegurou. O pacto foi negociado com Roberto Jefferson. "É um ajuste que fizemos, entendendo que a prioridade é o crescimento do partido", justificou o líder petebista. Segundo ele, 21 entre os 22 parlamentares defendem o apoio à petista. Como o objetivo central do PTB nesta eleição, enfatizou o líder, é aumentar a bancada, prevaleceu o acordo contra rachas e confrontos com a presidência.

"Não é toda a bancada (federal) que está com Dilma", minimizou Roberto Jefferson. O ex-parlamentar, que participou de reuniões de cúpula do governo no primeiro mandato do presidente Lula, previu que esta eleição será definida em dois turnos. "Quanto mais tempo o povo tiver para ouvir a Dona Dilma melhor", ironizou, insinuando que a petista terá desempenho ruim em debates. Ele defendeu, ainda, que o PTB construa uma candidatura à Presidência para 2014. Sobre as dissidências nos Estados, Jefferson contemporizou: "Temos uma decisão partidária de interpretar o sentimento da lógica regional dos palanques". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPartidos políticosEleiçõesOposição políticaPSDBJosé SerraEleições 2010

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro