Mundo

PT orienta vereadores em Campinas a votar no PSB

Segundo o presidente paulista do PT, Edinho Silva, a diretiva é "um gesto de boa vontade de dialogar com o PSB"

Partido está em busca do apoio do partido à candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

Partido está em busca do apoio do partido à candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 21h42.

Ribeirão Preto - A Executiva Estadual do PT de São Paulo aprovou nesta segunda uma nota de orientação para que os três vereadores do partido em Campinas (SP) - Angelo Barreto, Jaírson Canário e Josias Lech - votem no vereador Arly de Lara Romeo, candidato do PSB a prefeito na eleição indireta a ser realizada amanhã (10) na cidade paulista. Segundo o presidente estadual do PT, Edinho Silva, a diretiva é "um gesto de boa vontade de dialogar com o PSB", em busca do apoio do partido à candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad, nas eleições para a Prefeitura da capital paulista, em outubro.

A orientação, no entanto, vai contra a posição do Diretório Municipal do PT de Campinas, que aprovou, na semana passada, a abstenção na eleição de amanhã, prevista para ter início às 10h. "A posição em Campinas é muito difícil, e a prioridade é manter o partido unido na cidade", disse Edinho, há pouco, por telefone. Ele seguia justamente para Campinas a fim de discutir a posição do PT na cidade.

Na eleição de amanhã, os 33 vereadores de Campinas escolherão o substituto para o cargo ocupado interinamente pelo presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT). O vereador é prefeito desde o fim ano passado, após a cassação dos ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e do vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT).

Favoritos, Serafim e Romeo disputarão a eleição com o também vereador Antonio Francisco dos Santos, o Politizador (PMN), e com o procurador José Ferreira Campos Filho (PRTB).

Se ocorrer, o apoio do PT ao PSB, no entanto, deve se restringir apenas à eleição indireta na cidade do interior paulista. Segundo Edinho, a tendência do PT em Campinas é ter candidato próprio a prefeito na eleição direta de outubro. Uma prévia para a escolha do nome está marcada para o próximo final de semana. Participam da disputa o ex-vereador e ex-deputado estadual Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho, e o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann.

Já o PSB terá como candidato a prefeito na eleição de outubro o deputado federal Jonas Donizette. O maior entrave para a aliança entre PT e o PSB na eleição direta, em outubro, é o apoio que o parlamentar já recebeu do PSDB em Campinas.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesFernando HaddadMetrópoles globaisPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPolíticos brasileirosPrefeitosPrefeiturasPT – Partido dos Trabalhadoressao-paulo

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo