Mundo

PT interpela Serra na Justiça sobre declarações de suposto dossiê

São Paulo - O Partido dos Trabalhadores (PT) deu entrada hoje (7) na Justiça Comum em São Paulo com uma ação interpelando o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, sobre declarações dele à imprensa em relação ao PT e à pré-candidata do partido à Presidência da República, Dilma Rousseff. Na última quinta feira […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

São Paulo - O Partido dos Trabalhadores (PT) deu entrada hoje (7) na Justiça Comum em São Paulo com uma ação interpelando o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, sobre declarações dele à imprensa em relação ao PT e à pré-candidata do partido à Presidência da República, Dilma Rousseff.

Na última quinta feira (3), Serra teria dito, segundo o jornal Folha de São Paulo, que "a principal responsabilidade desse dossiê [suposto dossiê contra Serra, conforme reportagem da revista Veja] é da candidata Dilma. Não tenho dúvidas".

Segundo o advogado contratado pelo PT, Pierpaolo Bottini, a ação pede explicações e esclarecimentos sobre frases a ele atribuídas pela imprensa. “A gente pede que ele confirme se ele deu aquelas declarações, se foram realmente aqueles termos que ele usou”, disse em entrevista a Agência Brasil.

“"O que que ele quis dizer quando ele usou alguns termos como, por exemplo, que o PT fez um bunker nas eleições de 2002 para produção de dossiês e qual foi exatamente o sentido disso?", pergunta Bottini, na ação.

Outra questão levantada pelo advogado, é se Serra confirma se declarou que Dilma Rousseff seria a mentora intelectual da elaboração de um dossiê contra o candidato tucano. "Exatamente, a que ele está se referindo quando ele diz que ela tinha responsabilidade de produção de dossiê?"

Segundo Bottini, a intenção do PT é saber se o pré-candidato do PSDB está atribuindo ao partido uma prática criminosa ou não.

De acordo com o advogado, José Serra não é obrigado a responder o pedido de explicações feito na ação. "É uma pedido de explicações, que se ele não responder aí nós vamos pensar nas medidas que vão ser tomadas posteriormente. Ou seja, a ideia é facultar que ele se explique, para que se eventualmente, se aquelas expressões não tiverem uma conotação de difamação, a gente opte por qual medida tomar, inclusive nenhuma".

Segundo a assessoria de imprensa de Serra, o próprio pré-candidato deverá se pronunciar sobre a ação do PT nos próximos eventos em que participar.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosEleiçõesOposição políticaPSDBJosé SerraEleições 2010

Mais de Mundo

Trump intensifica retórica repressiva com ameaça de 'guerra' em Chicago

Argentina encara eleição provincial crucial na disputa entre Milei e o peronismo

Modi garante a Trump que "sempre serão amigos" apesar da tensão por tarifas

Como funciona uma canonização? Entenda a cerimônia que vai reconhecer primeiro santo millennial