Mundo

PSOL oficializa candidaturas de Ruas e Marliane no RS

Porto Alegre - O PSOL gaúcho realizou, neste sábado, sua convenção estadual. Na reunião, que contou com a presença de 400 lideranças e filiados, foi oficializada a candidatura de Pedro Ruas ao governo do Estado, e sua vice, a dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RS (Cpers/Sindicato) Marliane Ferreira dos Santos primeira mulher […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Porto Alegre - O PSOL gaúcho realizou, neste sábado, sua convenção estadual. Na reunião, que contou com a presença de 400 lideranças e filiados, foi oficializada a candidatura de Pedro Ruas ao governo do Estado, e sua vice, a dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RS (Cpers/Sindicato) Marliane Ferreira dos Santos primeira mulher negra a disputar o Piratini.

Advogado e vereador de Porto Alegre, Ruas é um dos principais oposicionistas do governo de Yeda Crusius (PSDB). No ano passado ele, juntamente com a deputada federal Luciana Genro - que busca a reeleição -, divulgaram importantes denúncias contra a governadora, que acabaram sendo confirmadas por uma investigação do Ministério Público Federal. Ruas, ao lado da direção do partido, também registrou o primeiro pedido de impeachment de Yeda, em 2008.

O PSOL oficializou ainda dois nomes para os cargos de senadores. Bernadete Menezes, conhecida como "Berna", é coordenadora da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Assufrgs) e, em 2003, concorreu a vereadora em Porto Alegre pelo PT. Já Luis Carlos Lucas é professor de Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e foi candidato a prefeito naquela cidade.

No encontro deste sábado, o PSOL discutiu ainda o conjunto de diretrizes que formarão o plano de governo. Elas estão divididas em dois eixos: o combate à corrupção, bandeira levantada pelo partido desde sua criação, e a revisão e suspensão do pagamento da dívida do Estado com o governo federal.

O conjunto de propostas será divulgado nesta semana durante encontros com movimentos sociais e entidades de classe.

 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010PolíticaPolítica no BrasilSul

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia