Mundo

PSDB terá candidato próprio no RJ em 2012, diz Guerra

O presidente do PSDB Sérgio Guerra garantiu hoje que os tucanos lançarão candidato próprio na capital fluminense

O senador Sérgio Guerra: o nome mais cotado no PSDB para enfrentar Paes é o deputado Otávio Leite (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

O senador Sérgio Guerra: o nome mais cotado no PSDB para enfrentar Paes é o deputado Otávio Leite (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2011 às 18h23.

Rio - Apesar de ter se reunido com os deputados Rodrigo Maia (DEM) e Anthony Garotinho (PR), que articulam uma aliança para disputar a Prefeitura do Rio de Janeiro, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), garantiu hoje que os tucanos lançarão candidato próprio na capital fluminense.

O PSDB estimula outras candidaturas de oposição ao prefeito Eduardo Paes (PMDB), favorito na disputa do ano que vem. A expectativa dos oposicionistas é captar votos em fatias diferentes do eleitorado e buscar um segundo turno. Guerra disse que discutiu com Maia e Garotinho possíveis alianças entre PSDB, DEM e PR em municípios do interior.

O nome mais cotado no PSDB para enfrentar Paes é o deputado Otávio Leite. Rodrigo Maia deverá fechar uma chapa com a filha de Garotinho, a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), como candidata a vice. Recém-criado pelo prefeito Gilberto Kassab, o PSD provavelmente lançará o ex-deputado Indio da Costa (ex-DEM), candidato derrotado a vice-presidente em 2010, na chapa de José Serra (PSDB). Outro provável candidato de oposição a Paes é o deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL.

O problema para a oposição carioca é que em 2012 dificilmente conseguirá um nome competitivo como foi Fernando Gabeira (PV), em 2008. O ex-deputado verde perdeu para Paes no segundo turno por apenas 55 mil votos. Candidato à reeleição, o atual prefeito tem uma aliança semelhante à do governador e aliado Sérgio Cabral (PMDB), que reúne PT, PSB, PDT, PC do B e vários pequenos partidos.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesMetrópoles globaisOposição políticaPartidos políticosPSDBRio de Janeiro

Mais de Mundo

Parlamento de Israel aprova lei que bane agência da ONU para palestinos

China reforça controle sobre minerais raros essenciais para fabricação de chips de computador

EXAME terá pesquisas exclusivas nos estados decisivos para a eleição dos EUA

EXCLUSIVO: Trump tem 48% e Kamala, 47% em Nevada, diz pesquisa EXAME/Ideia