Mundo

PSDB propõe comissão para analisar usinas nucleares

Tucano destaca que o plano decenal de energia do governo federal prevê a construção de novas usinas além das três do complexo de Angra dos Reis

José Sarney receberá a proposta do líder do PSDB na Câmara (Agência Brasil)

José Sarney receberá a proposta do líder do PSDB na Câmara (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2011 às 12h03.

Brasília - O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), vai propor ao presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP), a criação de uma comissão mista de deputados e senadores para analisar a situação das usinas nucleares no Brasil. O objetivo é fazer uma discussão sobre as usinas já em funcionamento e os projetos em andamento, tendo em vista o acidente nuclear ocorrido no Japão após terremotos e um tsunami.

O tucano destaca que o plano decenal de energia do governo federal prevê a construção de novas usinas além das três do complexo de Angra dos Reis (RJ). Ele destaca que é preciso também verificar o sistema de segurança nas usinas já construídas e os planos de contingência para casos de acidentes.

"O mundo todo, sobretudo com o episódio do Japão, vai fazer essa discussão. Nós não queremos entrar no mérito da qualidade de energia, da forma de obtenção, mas é uma coisa inexorável para o Brasil, que não vai poder abrir mão de nenhuma fonte de energia. Já que é um assunto que vai ter de ser debatido, que seja debatido pelo Brasil no Congresso", disse o tucano.

O presidente do Senado já afirmou que o Brasil precisa discutir sua política para a área levando em conta os problemas enfrentados pelo Japão. Após o protocolo, Duarte pretende procurar outros líderes partidários para que a comissão seja instalada e tenha caráter "apartidário".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCongressoDados de BrasilJapãoPaíses ricosPolíticaUsinas nucleares

Mais de Mundo

Equador escolhe novo presidente neste domingo em 2º turno acirrado

‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Trump sobre América Latina

Israel amplia ofensiva em Gaza e toma corredor-chave

Wall Street Journal aponta Brasil como símbolo negativo do protecionismo defendido por Trump