Mundo

No PSDB, ordem é `não inventar moda´ e tentar 2º turno

Estrategistas da campanha dizem que últimos dias não revelam nenhuma `carta na manga´ do candidato José Serra

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra: líderes tucanos e aliados já avisaram que, em um 2º turno, a campanha vai virar de ponta cabeça (Arquivo/ABr)

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra: líderes tucanos e aliados já avisaram que, em um 2º turno, a campanha vai virar de ponta cabeça (Arquivo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - Não correr riscos de nenhuma natureza, "não inventar moda" e apenas "surfar" na onda que pode levar ao segundo turno o candidato tucano à Presidência, José Serra, aproveitando a tendência de queda nas pesquisas da candidata Dilma Rousseff (PT), e a subida consistente de Marina Silva (PV). "O Serra agora tem que pegar um veleiro e ir velejar", resume, bem-humorado, um dos principais dirigentes da oposição.

Os estrategistas da campanha tucana dizem que Serra "não tem nenhuma carta na manga" para virar votos de indecisos à última hora. A ordem é ser cauteloso e não atrair nenhum fato polêmico ou negativo.

Líderes tucanos e aliados advertem, no entanto, que, no eventual segundo turno, a campanha vai precisar virar de ponta cabeça. Eles querem discutir o conteúdo dos discursos e das promessas por acreditar que Serra está parado nas pesquisas (em torno de 30% das intenções de voto) e que, se conseguir chegar ao segundo turno, será "por obra e graça de fatores externos". Na avaliação geral dos líderes políticos, a campanha não teve "nem foco nem identidade". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia também: Chance de 2º turno faz candidatos adaptarem estratégia

Leia mais notícias sobre o PSDB

Siga as notícias do site EXAME sobre Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010José SerraOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDB

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones