Mundo

PSDB é legenda com mais governos estaduais

Tucanos foram eleitos em oito estados este ano; em 2006, partido elegeu seis governadores

Eduardo Campos (PSB-PE), governador mais bem votado do Brasil, pode ser candidato a presidente em 2014, diz especialista (Marcelo Jorge Loureiro/Contigo)

Eduardo Campos (PSB-PE), governador mais bem votado do Brasil, pode ser candidato a presidente em 2014, diz especialista (Marcelo Jorge Loureiro/Contigo)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2010 às 22h02.

Brasília - Apesar da terceira derrota seguida na corrida presidencial, o PSDB lidera no número de governadores eleitos em todo o país. A legenda conseguiu vencer a corrida pelo governo em oito estados nessas eleições, sendo o partido que mais goleou no poder dos estados. Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins, Goiás, Pará e Roraima elegeram tucanos para ocupar as cadeiras de governador. Em 2006, seis estados escolheram tucanos para o governo estadual - Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Roraima, Tocantins e São Paulo.

Em segundo lugar, aparece o PSB, que, nestas eleições, conseguiu dobrar o número de governadores eleitos em 2006. No pleito anterior, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco apostaram em candidatos do pequeno partido; desta vez, Ceará e Pernambuco reelegeram os governadores eleitos em 2006 e Espírito Santo, Amapá, Paraíba e Piauí optaram pela legenda.

Para o cientista político da Arko Advice, Cristiano Noronha, o PSB é uma das pequenas legendas que se tornaram médias e devem querer mais espaço e crescer ainda mais no novo governo do PT. "Eduardo Campos, de Pernambuco, por exemplo, foi o governador eleito mais bem votado (com 82,84% dos votos), ele optou por apoiar desde o começo a candidata do presidente Lula, em vez de dar apoio à candidatura de Ciro Gomes de seu partido. Campos pode ser um nome para uma futura candidatura em 2014 ou 2018", previu o consultor.

O campeão de governadores eleitos da eleição de 2006, o PMDB do vice-presidente eleito, Michel Temer, teve cinco governadores eleitos este ano (Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rondônia) e empatou com o PT da nova presidente Dilma Rousseff, que elegeu governadores em Sergipe, Bahia, Rio Grande do Sul, Acre e no Distrito Federal. O DEM teve dois candidatos ao governo estadual eleitos (Rio Grande do Norte e Santa Catarina) e o PMN elegeu o governador do Amazonas. PPS, PP e PDT não elegeram nenhum candidato aos governos estaduais. Confira na tabela abaixo os resultados comparados dos partidos em 2006 e 2010.

Partido
Eleitos em 2006
Eleitos em 2010
DEM (PFL) 1 2
PDT 2 0
PMDB 7 5
PMN 0 1
PP 1 0
PPS 2 0
PSB 3 6
PSDB 6 8
PT 5 5
Acompanhe tudo sobre:EleiçõesMDB – Movimento Democrático BrasileiroOposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia