Mundo

PSD vai ajudar na consolidação da base, diz Marco Maia

Bancada vai chegar até a 50 deputados, e deve ser a 3ª ou 4ª maior da Câmara

Marco Maia, presidente da Câmara: PSD ainda precisa de registro eleitoral (Agência Brasil)

Marco Maia, presidente da Câmara: PSD ainda precisa de registro eleitoral (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2011 às 13h43.

Brasília - O Partido Social Democrático (PSD) chegará com força ao Congresso e precisará de estrutura para funcionar, principalmente na Câmara. A avaliação é do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS). “Ele terá uma bancada de 45 a 50 deputados, se transformando na terceira ou quarta maior bancada da Câmara. Todos os deputados que estão se filiando são experientes”, disse.

Marco Maia lembrou que o PSD, depois de ter a criação oficializada na Justiça Eleitoral, deverá compor a base governista na Casa, o que irá facilitar a aprovação de propostas de governo. “Se isso se transformar numa realidade, vai ampliar ainda mais a base de sustentação do governo. A existência do PSD vai ajudar ainda mais na consolidação da base”, afirmou.

O PSD, partido em construção articulado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, precisa conseguir seu registro na Justiça Eleitoral até o dia 7 de outubro para participar das eleições de 2012.

Para a criação do PSD, os interessados devem apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista com cerca de 490 mil assinaturas de apoio, o que corresponde a 0,5% dos votos válidos para deputado federal em 2010. As assinaturas devem vir de pelo menos um terço das unidades da Federação.

Outra regra imposta pela legislação eleitoral é que as listas de assinaturas de cada estado devem conter pelo menos 0,1% dos votos válidos computados nas últimas eleições. Quando a lista for entregue, o TSE coloca o assunto em regime de urgência.

Acompanhe tudo sobre:CongressoGovernoPartidos políticosPSD – Partido Social Democrático

Mais de Mundo

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país

Os países com as maiores reservas de urânio do mundo