Mundo

Província do Canadá anuncia que fornecerá métodos anticoncepcionais gratuitos

Os métodos contraceptivos cobertos incluem a maioria das pílulas hormonais, implantes, injeções e dispositivos intrauterinos, além da pílula do dia seguinte

anticoncepcional (Peter Dazeley/Getty Images)

anticoncepcional (Peter Dazeley/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 1 de março de 2023 às 09h42.

A província de Colúmbia Britânica anunciou na terça-feira, 28, que distribuirá métodos anticoncepcionais gratuitos pela primeira vez no Canadá, em um momento em que os direitos das mulheres enfrentam restrições no vizinho Estados Unidos.
Qualquer pessoa com seguro de saúde poderá apresentar uma receita para os anticoncepcionais gratuitos a partir de 1º de abril, disse a ministra das Finanças da província, Katrine Conroy.

"Quando se trata do essencial, ter controle total sobre seus direitos reprodutivos está no topo da lista. Muitas vezes esses direitos são atacados", disse Conroy ao parlamento provincial.

A ministra acrescentou que na Colúmbia Britânica "estão acabando os dias de transferir esses custos para mulheres e pessoas trans e não binárias".

Os métodos contraceptivos cobertos incluem a maioria das pílulas hormonais, implantes, injeções e dispositivos intrauterinos, além da pílula do dia seguinte.

O governo provincial calcula que aqueles que usam pílulas anticoncepcionais podem economizar 10.000 dólares canadenses (7.353 dólares americanos) durante a vida sob as as novas regras.

Medidas semelhantes foram adotadas em países europeus como França, Reino Unido e Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:AnticoncepcionaisCanadá

Mais de Mundo

Em autobiografia, Angela Merkel descreve Trump como alguém 'fascinado' por autocratas

Equador lida com tráfico, apagões e baixo crescimento antes de novas eleições

Chanceler diz que mandado de prisão de Netanyahu é “ataque” e ministro chama ação de "antissemita"

Acordo UE-Mercosul: Alemanha faz novos gestos para defender acordo, e França tenta barrar