Mundo

Protestos durante posse de Trump têm violência e 217 detidos

Centenas de manifestantes continuavam concentrados, embora de maneira pacífica, em diversas partes da cidade

Protestos: seis agentes da polícia tiveram ferimentos leves (Bryan Woolston/Reuters)

Protestos: seis agentes da polícia tiveram ferimentos leves (Bryan Woolston/Reuters)

E

EFE

Publicado em 20 de janeiro de 2017 às 22h20.

Última atualização em 20 de janeiro de 2017 às 23h07.

Washington - O número de detidos por participação nos confrontos entre manifestantes e policiais nesta sexta-feira em Washington durante a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu para 217, e o de agentes com ferimentos leves para 6, segundo Peter Newsham, que comanda interinamente a polícia da capital americana.

A atualização do número por parte de Newsham, que mais cedo falou em 95 detenções, aconteceu em entrevista coletiva na sede da Polícia Metropolitana.

Enquanto isso, centenas de manifestantes continuavam concentrados, embora de maneira pacífica, em diversas partes da cidade.

Newsham afirmou que foram apresentadas acusações contra todos os detidos por "distúrbios" e ressaltou que eles são "uma porcentagem muito pequena" de todos os manifestantes.

Os ferimentos dos agentes são leves, acrescentou o chefe de políciam, causados pelas pedras e objetos lançados pelas pessoas que protestavam.

Os manifestantes quebraram os vidros de vários automóveis, entre eles uma viatura policial, e queimaram papéis, enquanto as forças de segurança responderam com gás lacrimogêneo para tentar dispersar a multidão.

Uma limusine estacionada em uma das ruas próximas foi incendiada, a apenas um quarteirão de onde mais tarde passaria o desfile presidencial de Trump e sua família com destino à Casa Branca.

Os distúrbios começaram nesta manhã, com a quebra das janelas de vários estabelecimentos comerciais, e aumentaram ao meio-dia, após Trump assumir oficialmente a presidência.

A prefeita da cidade, a democrata Muriel Bowser, deu as boas-vindas aos protestos pacíficos, mas ressaltou em entrevista coletiva que as autoridades "não tolerarão a destruição dos bairros vizinhos nem a violência contra policiais".

Washington se encontra reforçada por um enorme esquema de segurança e ruas interditadas por causa da posse do presidente Trump.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpProtestos no mundoWashington (DC)

Mais de Mundo

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; menor valor desde 2021