Mundo

Protestos contra Belo Monte

Lideranças de 15 etnias que vivem na Bacia do Xingu estão preparando para o dia 5 de abril mais um protesto contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, cujo edital será lançado no dia 18 do mesmo mês. A manifestação deve ocorrer na Aldeia Piaruçu, reserva Capoto-Jarina, em Mato Grosso. Em novembro, cerca de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Lideranças de 15 etnias que vivem na Bacia do Xingu estão preparando para o dia 5 de abril mais um protesto contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, cujo edital será lançado no dia 18 do mesmo mês. A manifestação deve ocorrer na Aldeia Piaruçu, reserva Capoto-Jarina, em Mato Grosso.

Em novembro, cerca de 250 lideranças indígenas protestaram, durante cinco dias, contra a hidrelétrica na mesma aldeia e interromperam a travessia do rio por balsas. A hidrelétrica de Belo Monte é considerada o maior empreendimento energético do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), devendo ocupar uma área de 160 mil quilômetros quadrados pertencente aos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador Porfírio e Vitória do Xingu.(Envolverde)

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaSustentabilidadeUsinas

Mais de Mundo

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores

John Thune é eleito líder dos Republicanos no Senado, apesar de pressão de aliados de Trump

Biden e Xi realizarão sua terceira reunião bilateral na reunião da APEC em Lima

Após três anos de ausência, Li Ziqi retorna e ganha 900 mil seguidores em um dia