Mundo

Protesto de estudantes acaba em violência no Chile

Manifestantes pediam por educação pública, gratuita e de qualidade no país onde o ensino superior é privado e apenas parte do ensino médio é pública

Manifestação de estudantes no Chile: no país, ensino superior é privado e apenas parte do ensino médio é pública (©AFP / Martin Bernetti)

Manifestação de estudantes no Chile: no país, ensino superior é privado e apenas parte do ensino médio é pública (©AFP / Martin Bernetti)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2012 às 10h31.

Brasília – Protestos de estudantes do ensino médio e policiais geraram momentos de violência, ontem (8), em várias cidades do Chile. Em Santiago, a capital do país, os manifestantes entraram em confronto ontem à noite, resultando em prisões e três carros incendiados. O protesto foi organizado pela Assembleia Coordenadora de Estudantes do Ensino Secundário (Aces), que conta com o apoio de universitários.

Os estudantes protestam por educação pública, gratuita e de qualidade. No país, o ensino superior é privado e apenas parte do ensino médio é pública. Houve ainda protestos nas cidades de La Serena (no Norte do país), quando três pessoas ficaram feridas e 21 foram detidas. Em Viña del Mar, na região central do Chile, 11 pessoas foram presas e uma farmácia e um supermercado foram danificados, em Valdivia, no Sul do país, nove pessoas foram detidas.

Em Santiago, os confrontos começaram quando os estudantes se concentraram na Plaza Italia, um dos cartões-postais da cidade, e alteraram o trânsito da área. Os policiais usaram jatos de água e bombas de gás na tentativa de dispersar os manifestantes. De acordo com dados oficiais, os embates duraram cerca de cinco horas.

O porta-voz do governo chileno, Andrés Chadwick, descartou que os estudantes reivindiquem mudanças no sistema educacional do país. Segundo ele, os protestos geram vandalismo e deliquência.

Em 2011 e no começo deste ano, estudantes universitários chilenos, com o apoio de professores, lideraram vários protestos em defesa de mudanças no sistema de ensino do país. O governo prometeu tomar providências.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileEducaçãoPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'