Mundo

Prospecto Libra possui cerca de 8 bilhões de barris

Governo pretende realizar leilão no primeiro semestre de 2011, quando sair o novo marco regulatório para o pré-sal

Plataforma da Petrobras na Bacia de Santos: Libra deve ser o primeiro do modelo de partilha (Mario Rodrigues/Veja São Paulo)

Plataforma da Petrobras na Bacia de Santos: Libra deve ser o primeiro do modelo de partilha (Mario Rodrigues/Veja São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

Rio de Janeiro - O prospecto Libra, área ainda não licitada no pré-sal da bacia de Santos, possui aproximadamente 8 bilhões de barris de óleo equivalente, disse nesta segunda-feira o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida.

Ele confirmou que o governo pretende fazer o leilão pioneiro de áreas do pré-sal no primeiro semestre de 2011, após aprovação do novo marco regulatório. Libra seria uma das áreas no leilão.

"A expectativa é de que seja no primeiro semestre de 2011 (o leilão). Libra, que segundo estimativas tem até 8 bilhões de reservas recuperáveis, deve ser o primeiro do modelo de partilha, mas talvez não seja a única (área)", afirmou Almeida a jornalistas, durante a conferência Rio Oil & Gas.

A área conhecida como Libra é próxima ao prospecto Franco, que foi incluído na operação da cessão onerosa, na qual o governo vai trocar petróleo por ações da Petrobras.

No mês passado, o diretor geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Haroldo Lima, havia estimado, em entrevista à Reuters, o potencial de Libra em 5,5 bilhões de barris de óleo equivalente .

Almeida não deu detalhes sobre a projeção de até 8 bilhões de barris para Libra, onde já foram feitas perfurações pela Petrobras, a serviço da ANP.

Leia mais notícias sobre o pré-sal

Siga as notícias do site EXAME sobre Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoEnergiaPré-sal

Mais de Mundo

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA

Trump diz que Ucrânia deve continuar lutando até recuperar todos os territórios tomados pela Rússia