Mundo

Prospecto Libra possui cerca de 8 bilhões de barris

Governo pretende realizar leilão no primeiro semestre de 2011, quando sair o novo marco regulatório para o pré-sal

Plataforma da Petrobras na Bacia de Santos: Libra deve ser o primeiro do modelo de partilha (Mario Rodrigues/Veja São Paulo)

Plataforma da Petrobras na Bacia de Santos: Libra deve ser o primeiro do modelo de partilha (Mario Rodrigues/Veja São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

Rio de Janeiro - O prospecto Libra, área ainda não licitada no pré-sal da bacia de Santos, possui aproximadamente 8 bilhões de barris de óleo equivalente, disse nesta segunda-feira o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida.

Ele confirmou que o governo pretende fazer o leilão pioneiro de áreas do pré-sal no primeiro semestre de 2011, após aprovação do novo marco regulatório. Libra seria uma das áreas no leilão.

"A expectativa é de que seja no primeiro semestre de 2011 (o leilão). Libra, que segundo estimativas tem até 8 bilhões de reservas recuperáveis, deve ser o primeiro do modelo de partilha, mas talvez não seja a única (área)", afirmou Almeida a jornalistas, durante a conferência Rio Oil & Gas.

A área conhecida como Libra é próxima ao prospecto Franco, que foi incluído na operação da cessão onerosa, na qual o governo vai trocar petróleo por ações da Petrobras.

No mês passado, o diretor geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Haroldo Lima, havia estimado, em entrevista à Reuters, o potencial de Libra em 5,5 bilhões de barris de óleo equivalente .

Almeida não deu detalhes sobre a projeção de até 8 bilhões de barris para Libra, onde já foram feitas perfurações pela Petrobras, a serviço da ANP.

Leia mais notícias sobre o pré-sal

Siga as notícias do site EXAME sobre Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Mundo

Cessar-fogo em Gaza: Hamas atribui avanço a Trump e critica Biden

Governo israelense aprova acordo de cessar-fogo e troca de reféns com o Hamas

Ex-ministra das Finanças do Canadá anuncia candidatura para substituir Trudeau