Mundo

Proposta nuclear do Irã é séria e consistente, dizem EUA

Porta-voz da Casa Branca Jay Carney afirmou que a proposta foi muito útil, embora ele tenha advertido que "ninguém deve esperar um avanço da noite para o dia"

Chanceler do Irã, Javad Zarif, durante coletiva de imprensa depois de negociações com a chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, em Genebra (Ruben Sprich/Reuters)

Chanceler do Irã, Javad Zarif, durante coletiva de imprensa depois de negociações com a chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, em Genebra (Ruben Sprich/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 16h37.

Washington - A proposta apresentada pelos negociadores iranianos em Genebra com o objetivo de resolver o impasse sobre o programa nuclear do país mostra um nível de seriedade e consistência que os Estados Unidos nunca viram antes, disse a Casa Branca nesta quarta-feira.

O porta-voz da Casa Branca Jay Carney afirmou que a proposta iraniana foi muito útil, embora ele tenha advertido que "ninguém deve esperar um avanço da noite para o dia".

A proposta do Irã foi apresentada em Genebra, onde os principais negociadores do Irã e de seis potências mundiais se reuniram nesta semana.

A reunião aconteceu menos de um mês depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente iraniano, Hassan Rouhani, terem conversado por telefone, no primeiro contato de mais alto nível entre os dois países em décadas.

"Achamos a apresentação iraniana muito útil", disse Carney. "A proposta iraniana foi uma nova proposta, com um nível de seriedade e consistência que não tínhamos visto antes." O porta-voz recusou-se a entrar em detalhes sobre o assunto.

"Ninguém deve esperar um avanço da noite para o dia. Estas são questões complicadas. São questões técnicas e, como o presidente disse, o histórico de desconfiança é muito profundo", disse.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - PaísTestes nucleares

Mais de Mundo

Em Davos, Milei diz pede que países abracem 'batalha pela liberdade'

Secretário-geral da Otan elogia fala de Trump sobre novas sanções à Rússia

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump