Mundo

Declaração sobre Chávez causa primeiro atrito na Celac

Ex-presidente venezuelano continua causando polêmica dez meses depois de sua morte

Hugo Chávez no Palácio de Miraflores em 29 de março de 2012 (Ho/AFP)

Hugo Chávez no Palácio de Miraflores em 29 de março de 2012 (Ho/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2014 às 11h54.

Havana - O ex-presidente venezuelano Hugo Chávez continua causando polêmica dez meses depois de sua morte e foi o motivo neste fim de semana do primeiro atrito na cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe (Celac), em Havana.

Os coordenadores estão elaborando o rascunho da declaração final que será assinada pelos governantes na próxima quarta-feira, dia do encerramento da cúpula.

Uma proposta de declaração reconhecendo Chávez como o grande promotor da criação da Celac em 2011, provocou uma discussão entre os delegados de Cuba e do Panamá.

O coordenador do Panamá, Floreal Garrido, pediu a eliminação de um parágrafo por achá-lo muito redundante em seus elogios a Chávez, o que iniciou uma tensa troca de palavras com o vice-chanceler cubano Aberlardo Moreno.

Depois desse momento delicado entre Cuba e Panamá, os delegados acertaram uma nova versão do parágrafo sobre Chávez, e nem o vice-chanceler cubano nem o delegado panamenho quiseram fazer comentários a respeito com a imprensa.

Panamá é o único país cujo presidente, Ricardo Martinelli, anunciou que não participará na cúpula da Celac para manifestar seu mal-estar pelo caso envolvendo o navio norte-coreano capturado em julho no Canal do Panamá com armas cubanas em sua carga, em violação a um embargo da ONU.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaHugo ChávezPolíticos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado