Mundo

Pronunciamento da Unasul sobre Venezuela deve sair hoje

Desde a última terça-feira, chanceleres de países que compõem o bloco estão em Caracas para acompanhar e observar a situação do país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2014 às 13h36.

Bogotá - A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) deve se pronunciar hoje (27) a respeito da situação na Venezuela, depois de seis semanas de conflitos. Desde a última terça-feira (25), chanceleres de países que compõem o bloco estão em Caracas para acompanhar e observar a situação do país.

De acordo com o ministro de relações exteriores da Venezuela, Elías Jaua, o Suriname, atual presidente pro tempore da Unasul, emitirá no começo da tarde de hoje um comunicado com as conclusões dos chanceleres, após dois dias de encontros com políticos aliados e opositores, empresários e estudantes venezuelanos.

A delegação da Unasul contou com a presença do chanceler do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, e de ministros de outros países como a Bolívia, a Colômbia, o Equador, a Guiana, o Suriname e o Uruguai.

Nas últimas 48 horas, os chanceleres se reuniram com estudantes e com representantes dos setores econômicos, religiosos, políticos e sociais. Os ministros foram informados dos acontecimentos no país, bem como dos esforços do governo para resolver os conflitos. Também foram entregues relatórios de estudantes e partidos opositores sobre liberdade de expressão.

“A presidência pro tempore emitirá um comunicado oficial da visita, na qual irá expor suas impressões, apreciações e recomendações ao presidente [Nicolás Maduro]”, adiantou Jaua, ontem (26), ao sair de uma reunião com os chanceleres à noite.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaVenezuelaCrise políticaUnasul

Mais de Mundo

Brasil convoca reunião de líderes do Brics para 8 de setembro em meio a tarifas de Trump

Sheinbaum busca 'melhores condições' comerciais com EUA enquanto negocia sobre segurança

Empresas chinesas de máquinas de construção apresentam recuperação no primeiro semestre de 2025

Maduro afirma que Venezuela está pronta para 'luta armada' em caso de invasão dos EUA