Mundo

Promotores querem submeter Berlusconi a novo julgamento

Ex-primeiro-ministro italiano está sendo acusado de subornar um senador, agravando os problemas com a Justiça


	Ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi: promotores o acusam de ter pagado ao ex-senador Sergio De Gregorio € 3 milhões para deixar o pequeno partido Itália dos Valores
 (Giampiero Sposito/Reuters)

Ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi: promotores o acusam de ter pagado ao ex-senador Sergio De Gregorio € 3 milhões para deixar o pequeno partido Itália dos Valores (Giampiero Sposito/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2013 às 11h09.

Nápoles - Promotores pediram nesta quinta-feira que o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi enfrente outro julgamento, sob a acusação de subornar um senador, agravando os problemas com a Justiça que o aliado-chave na coalizão de governo da Itália enfrenta.

Um juiz de Nápoles deve decidir se as provas são suficientes para indiciar Berlusconi e pedir um julgamento.

Os promotores acusam Berlusconi de ter pagado ao ex-senador Sergio De Gregorio 3 milhões de euros (3,95 milhões de dólares) para deixar o pequeno partido Itália dos Valores logo após a eleição parlamentar de 2006, e juntar-se à centro-direita.

Sua deserção minou o governo do então primeiro-ministro Romano Prodi, que tinha uma tênue maioria parlamentar, e contribuiu para seu colapso em 2008.

De Gregorio admitiu ter recebido dinheiro e os promotores pediram para ele ser julgado ao lado de Berlusconi.

O pedido aconteceu um dia depois de um tribunal de apelações de Milão confirmar a pena de prisão de quatro anos por fraude fiscal contra Berlusconi, que não terá efeito se não for confirmada em um apelo final.

Seu partido Povo da Liberdade (PDL) é um parceiro fundamental no governo de coalizão direita-esquerda do primeiro-ministro Enrico Letta.

Berlusconi já está enfrentando julgamento por acusações de pagar por sexo com uma menor em festas na sua casa próxima a Milão.

Ele nega qualquer irregularidade e diz que está sendo perseguido por magistrados politicamente motivados.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosEuropaFraudesItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticaPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Zelensky critica tentativas de China e Brasil de impor novo plano de paz

Consumidores dos EUA começam a procurar porções menores nos restaurantes, diz relatório do setor

Exército de Israel diz que tropas devem ficar prontas para uma possível entrada no Líbano

"Aumento do nível do mar modificará economia, política e segurança", alerta chefe da ONU