Mundo

Promotor quer pena de morte a marmota por previsão do tempo

Mike Gmoser considera que a previsão errada feita pela famosa marmota Phil na cidade de Punxsutawney é um crime grave "contra a paz e a dignidade de Ohio"

"Phil o fez de propósito, com o cálculo e a preparação prévia, para fazer as pessoas acreditarem que a primavera chegaria em breve", disse Gmoser no texto da acusação (Wikimedia Commons / Jon Sullivan)

"Phil o fez de propósito, com o cálculo e a preparação prévia, para fazer as pessoas acreditarem que a primavera chegaria em breve", disse Gmoser no texto da acusação (Wikimedia Commons / Jon Sullivan)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2013 às 21h11.

Washington - Um promotor do estado de Ohio disse ter apresentado "acusações formais" e pedido "pena de morte" para a marmota Phil por esta ter anunciado "falsamente" uma primavera antecipada em fevereiro, já que o clima frio continua a predominar nos Estados Unidos.

Mike Gmoser, promotor do condado de Butler County, considera que a previsão errada feita pela famosa marmota Phil na cidade de Punxsutawney, no estado da Pensilvânia, é um crime grave "contra a paz e a dignidade de Ohio".

"Phil o fez de propósito, com o cálculo e a preparação prévia, para fazer as pessoas acreditarem que a primavera chegaria em breve", disse Gmoser no texto da acusação.

No entanto, "contra o relatado no dia da marmota, (a previsão) foi seguida por uma tempestade de neve e baixas temperaturas recorde, que espera-se que continuem nos próximos dias".

Aos risos, o promotor disse à Agência Efe que decidiu apresentar acusações contra Phil após ouvir "muitos moradores" expressarem decepção após a previsão não se cumprir.

Perguntado se a condenação pedida por ele não seria exagerada, Gmoser disse considerar que "a marmota já vive como se estivesse presa perpetuamente". "Logo, qual outro castigo poderia ser aplicado a ela?", questionou.

Gmoser declarou que recebeu várias ligações de advogados que se ofereceram para representar Phil sem custo algum. No entanto, a boa notícia para a marmota é que o promotor de Ohio não tem jurisdição sobre o estado da Pensilvânia.

Todos os anos desde 1887, a cada dia 2 de fevereiro é comemorado o "Dia da Marmota", quando milhares de curiosos vão a Punxsutawney para acompanhar a previsão do tempo feita por Phil.

A famosa marmota sai de manhã de sua gaiola e, se não vir sua sombra, isso significa, segundo a tradição local, que o inverno terminará cedo nos Estados Unidos.

Os prognósticos do roedor nem sempre são corretos. No ano passado, ele "previu" mais seis semanas de inverno, mas segundo as estatísticas oficiais, em fevereiro as temperaturas foram mais altas do que o normal para a época, e houve o mais quente mês de março em décadas.

O filme "Feitiço do Tempo" (1993), protagonizado por Bill Murray e Andie MacDowell, deu notoriedade à festa de Punxsutawney, cidade localizada a cerca de 100 quilômetros a nordeste de Pittsburgh.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia