Mundo

Governo britânico quer trocar lixo por vale-compras

Projeto, que já foi testado em duas cidades, prevê oferta de bônus em vale-compras para quem fizer o descarte correto do lixo

Projeto que prevê oferta de bônus a quem reciclar corretamente o lixo promete mobilizar a população na Inglaterra (.)

Projeto que prevê oferta de bônus a quem reciclar corretamente o lixo promete mobilizar a população na Inglaterra (.)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - Recicle seu lixo e ganhe um vale-compras.  Essa poderá ser uma das táticas adotadas pelo governo britânico para mobilizar a população local a descartar corretamente o lixo, reduzindo, assim, o envio de materiais recicláveis para aterros sanitários. A ação já foi adotada em um projeto piloto em duas províncias inglesas, o que ajudou a aumentar em 35% as taxas de reciclagem de resíduos nesses locais.  

Segundo o jornal Daily Mail, a secretária do Meio Ambiente, Caroline Spelman, divulgou no início da semana um relatório sobre as estratégias da política de resíduos sólidos do país. O excesso de embalagens que acompanham produtos alimentícios e brinquedos apareceu como um dos principais vilões dos aterros. "Precisamos de uma nova abordagem para resíduos que trabalhe para a nova economia", disse Spelman, ao criticar o descarte desses materiais no lixo comum.

Ela também cobrou maior consciência dos consumidores e defendeu a implantação do  projeto que prevê a oferta de vale compras em troca de lixo.  Ainda segundo o jornal britânico, Spelman disse que os resíduos biodegradáveis, como restos de comida, poderiam ser transformados em energia e que o governo pretendia aumentar a capacidade do país para a digestão anaeróbia - um processo químico que produz energia renovável.

A política de resíduos sólidos da Grã-Bretanha deverá passar por uma revisão, que vai estudar novas formas de lidar com os resíduos comerciais para reduzir a quantidade de lixo criado na produção e varejo. Também serão analisadas as construções de mais instalações para o processamento de lixo reciclável no Reino Unido - em vez de enviá-la ao estrangeiro - que prevê a rotulagem específica e clara do que pode ser reciclado.

 

Acompanhe tudo sobre:bens-de-consumoEuropaIndústriaPaíses ricosPoluiçãoReciclagemReino UnidoSustentabilidade

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos