O programa foi inicialmente criado para atender a pecuária de corte (Cláudio Rossi/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 27 de janeiro de 2011 às 12h34.
Brasília - Alimentos de melhor qualidade e gerados por meio de técnicas de boas práticas agropecuárias, fundamentadas em gestões mais eficientes das propriedades e no uso racional de insumos e recursos hídricos, com controle sanitário. Essas metas integram o Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias (BPA), instituído por meio de portaria interministerial publicada ontem (26) no Diário Oficial da União.
O BPA segue o modelo de um programa iniciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte em 2005. A partir da Portaria 36, publicada ontem, será estendido para as cadeias de frangos, suínos e gado de leite.
O programa visa ao desenvolvimento de políticas públicas de apoio à adoção de boas práticas agropecuárias em propriedades rurais. Busca, também, a promoção de eventos de divulgação e capacitação de técnicos e produtores.
Integram a iniciativa os ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e o do Trabalho, além da Embrapa em parceria com o setor produtivo. Os órgãos envolvidos formarão um comitê gestor. Além disso, terão 60 dias para propor um plano de ação operacional.